Aquiraz : beleza e seus principais atrativos bem próximos de Fortaleza

1
870
Aquiraz

Daqueles destinos que você provavelmente irá conhecer. Apesar de Aquiraz chamar a atenção dos turistas por um filho pródigo – o Beach Park -, é possível aproveitar muito mais dessa pequena cidade. Precisando de poucos minutos de deslocamento, você chega aqui e pode curtir um ou mais dias. Quer saber o que? A gente te conta!

A primeira capital do Ceará

Não tem como falar de Aquiraz sem citar esse marco da história da cidade e do estado. Ainda assim, essas terras foram habitadas bem antes. É dos índios Potyguaras a primeira limitação de terra, quando ainda só existiam tribos por todo o litoral cearense.

Foi com a ameaça de invasão holandesa e a chegada dos padres jesuítas que uma pequena vila, batizada de Reduto Novo, foi criada. A primeira grande obra de Aquiraz foi a Igreja Matriz de São José de Ribamar, no século XVIII. Depois vieram a Casa de Câmara e a Cadeia Municipal. Bastou isso para que as atenções da Capitania do Ceará voltassem para cá.

Mesmo com todo avanço até os dias de hoje, Aquiraz ainda guarda a riqueza da aristocracia portuguesa por suas pequenas ruas, em sua maioria de paralelepípedo. É uma viagem ao tempo, além da descoberta de um lindo litoral.

Principais Praias de Aquiraz

É possível fazer todo o litoral de Aquiraz em um único dia, mas o problema é você conseguir depois que chegar na primeira parada e ver como tem o que aproveitar por aqui. Ainda assim, se não tem muitos dias de férias, a dica é contratar um passeio de buggy para fazer essa rota! São 36 quilômetros de praias, onde algumas merecem destaque.

Você pode começar por Porto das Dunas, justamente onde está o Beach Park. Caso não venha aproveitar o parque aquático, algumas horas aqui é o suficiente. Cogite a ideia de fazer um passeio de jangada, além de explorar as dunas locais.

Siga para Prainha, aproveitando também para dar um mergulho no Rio Catu. Aqui é onde dá para encontrar mais barracas e casas de veraneio. Depois vem a Praia do Presídio praticamente residencial. É o ponto de refúgio de todos os Fortalezenses, principalmente durante o carnaval. Bem vizinho tem a Praia do Iguape, mais turística e com alguns coqueirais e áreas verdes ideais para exploração. Barro Preto e Badoque encerram a lista com pouca opção de exploração, mas ótimas para quem gosta de sentir a cultura cearense mais de perto.

Pontos turísticos e opções de passeios além das praias

igreja-matrizAquiraz não é uma cidade grande e os principais pontos turísticos você consegue ver com uma caminhada matinal. Passe no Centro Histórico da cidade para conhecer a Igreja Matriz além das ruínas deixadas pelos Jesuítas. Há um museu de arte sacra e a Vila do Capitão-Mor que também merecem sua atenção. Para completar, uma passada no Centro das Rendeiras para observar esse trabalho tão bem feito de artesãs locais.

Como chegar em Aquiraz

De ônibus você pode pegar uma linha na Rodoviária alternativa, que fica na Avenida Domingos Olímpio. Os ônibus são comuns e a passagem é um pouco mais cara do que a que circula na cidade. Também é possível encontrar ônibus para Aquiraz na Rodoviária de Fortaleza.

Para quem vem de carro, basta seguir pela Avenida Washington Soares ou pela BR-116. O caminho é muito bem sinalizado e você faz o trajeto em pouco mais de 1 hora de viagem.

 

Compartilhe

Comentários