Avenida Beira Mar: a graça, o luxo e a cultura cearense em uma mesma avenida

0
995
avenida beira mar

Poucas são as avenidas no Brasil que ganham tamanha notoriedade, a ponto de serem consideradas turísticas. A Avenida Beira Mar, ou a famosa “BM” como os cearenses gostam de chamá-la, é ponto de encontro para diversas tribos e passeios. É daqui que saem os principais tours pela cidade e interior, onde estão alguns dos restaurantes mais famosos da cidade e o primeiro grande centro residencial da elite fortalezense.

Se você está se perguntando o porquê passar algumas horas circulando por aqui, vai descobrir ao contarmos todos os atrativos neste post. Confira.

Leia também sobre:

História da Avenida Beira Mar

Até a década de 60 não existia em Fortaleza uma avenida que concentrasse residências, diversão e comércio. Foi justamente essa necessidade, juntamente com a visão de construir uma orla mais imponente e bonita, que em 1961 uma via começou a ser aberta na região.

Manoel Cordeiro, governador da época, projetou um calçadão por onde as pessoas podiam circular tranquilamente e passar seus finais de tarde à beira-mar. Grande parte das casas de pescadores que existiam aqui foram demolidas e transferidas para a região do atual bairro da Varjota. Outras permanecem até hoje, dando uma beleza mais que especial à avenida.

Posteriormente, no final da Avenida Beira Mar, foi construída a primeira estátua da índia Iracema, personagem principal dos livros de José de Alencar, grande escritor cearense. Essa foi inaugurada em 1965, quando completavam-se 100 anos do lançamento da obra homônima.

Feirinha da Avenida Beira Mar

Nos anos 80, as primeiras barraquinhas da feirinha foram levantadas e a estrutura só cresceu até então. Hoje você encontra uma das maiores feiras de artesanatos ao ar livre do Brasil e a mais conhecida. Dificilmente você verá um turista chegar em Fortaleza sem saber desse atrativo e sem querer conhecê-lo.

Apesar de terem outros pontos turísticos para comprar aquelas lembrancinhas e levar para casa, aqui tem um gostinho e um preciso mais que especial. Você também encontra especiarias típicas do Ceará, como castanha de caju cristalizada, natural, camarão mais barato e muito mais.avenida beira mar

O que fazer na Avenida Beira Mar

Dá para aproveitar os famosos “Trenzinhos da Alegria” e fazer aquele passeio. Mesmo que você não esteja com criança é bem divertido optar por eles. Na Avenida Beira Mar você também encontrará restaurantes, bares, pizzarias e um lindo Jardim Japonês. Tire um final de tarde para conhecer essa região da cidade.

Dica mais que especial

No final da Avenida Beira Mar você encontra o Mercado dos Peixes. Aqui dá para comprar peixes e diversos frutos do mar com preços mais que especiais. Aqui mesmo ou do outro lado da avenida, por onde passa o único trilho de trem da cidade, você encontra galpões onde é possível pagar muito barato para que seu peixe, camarão ou lagosta seja preparado. De quebra, ele é serviço com uma farofa bem cearense e aquele vinagrete.

Geralmente às sextas-feiras essa região da Avenida Beira Mar fica bastante movimentada, com grupos de amigos e turistas que vêm fazer a sua happy hour.  Não venha muito tarde, pois os galpões ficam abertos até no máximo 23 horas.

Aproveite bastante essa atração e conte-nos o que achou nos comentários!

Compartilhe

Comentários