Canoa Quebrada: de aldeia hippie à referência turística no Ceará

0
3477
praia de canoa quebrada
vista da praia

Quem passou por aqui nos anos 70, nunca imaginou que Canoa quebrada seria tão gigantesca. A pequena aldeia hippie foi crescendo a partir dessa década, com a chegada de estrangeiros e surfistas, que vinham atrás das ondas perfeitas para o esporte. Cresceu e transformou-se em um dos principais centros turísticos do litoral cearense. Por estar bem próxima da capital, apenas 165 quilômetros de Fortaleza, ganhou ainda mais popularidade da sua “concorrente”, Praia de Jericoacoara.

Dá para ficar um dia ou muitos outros em Canoa Quebrada. Os atrativos turísticos são muitos e você terá muito o que fazer e aproveitar por aqui. Veja algumas dicas

     Leia também sobre:  

Passeios em Canoa Quebrada

Entre os passeios disponíveis em Canoa Quebrada, destacamos:

Conhecendo o centro de Canoa Quebrada

A pequena praia tem muito o que oferece aos seus turistas. As suas ruas ainda mantêm aquela decoração mais rústica, típica de aldeia hippie de fato. Também é possível fazer passeios ecológicos, como trilhas e conhecer algumas eco-aldeias que se mantêm na região.

canoa quebrada
canoa quebrada a noite

Lagoas

Com um passeio de buggy você pode conhecer algumas das lagoas da região. O trajeto vai até a foz do Rio Jaguaribe, passando também por manguezais. Você também pode fazer esse trajeto com seu próprio carro, caso tenha um veículo com tração nas quatro rodas.

Conhecer as praias da região

Em Aracati e região você também encontra muitas outras praias que merecem a sua atenção. Se você decidiu passar mais de um dia em Canoa Quebrada, vale a pena conhecer também a Praia Redonda, a Praia Retiro Grande, a Praia Retirinho, Praia Lagoa do Mato, Praia Fontainha, Pontal de Maceió e outras.

Há uma rota de buggy que pode ser feita, partindo do centro de Aracati, passando por todas essas praias. O passeio leva um dia inteiro.

Fazer um passeio de jangada

Os passeios de jangada são uma tradição entre aqueles que passam por Canoa Quebrada. Além de poder avistar a costa da praia no além-mar, os jangadeiros ainda fazem paradas para aquele mergulho revitalizante.

canoa quebrada
passeio de jangada

Ver o pôr-do-sol nas dunas

As dunas e falésias de Canoa Quebrada são conhecidas e tirar um  dia para observar o pôr-do-sol na duna de mesmo nome é um dos passeios mais que tradicionais entre os que estão por aqui!

 

 

canoa quebrada
bela vista do por do sol se pondo no horizonte

Onde ficar em Canoa Quebrada

A Praia de Canoa Quebrada é bastante completa quando o assunto é estrutura. Por receber um grande volume de turistas o ano inteiro, toda a região é bem ampla em opções de restaurantes, hotéis e pousadas.

Os aluguéis de casas de veraneio ainda estão em maioria por aqui. Essa é a opção mais confortável para quem está viajando com um grupo de amigos ou familiares. É possível encontrar casas mais simples ou mais luxuosas, próximas da praia ou no centro da vila, tanto faz . Para os viajantes solitário ou para quem não quer o conforto de uma hospedaria, hotéis, pousadas e hostels também são encontrados em Canoa Quebrada. O Hotel Canoa Quebrada é o mais conhecido daqui. Com uma estrutura luxuosa, dá para passar seus dias pela praia tranquilamente. Aos que buscam uma opção mais barata tem também.

Onde comer

Já quando o assunto são os restaurantes, é bastante difícil eleger o melhor. Canoa Quebrada tem cozinhas para todos os gostos, de todas as partes do mundo. Na Avenida Broadway dá para encontrar pizzarias, churrascarias, restaurantes de comida regional, comida italiana e muito mais.

O Restaurante Cabana, com sua cozinha brasileira, o Restaurante Paprika com sua cozinha italiana e o Restaurante Café Habana com sua cozinha argentina são as nossas três indicações. Com pratos a preços acessíveis, é possível experimentar comidas gostosas e de qualidade sem gastar muito.                                                                                    Para curtir aquela barraca de praia, a Barraca Antonio Coco é a mais popular entre os turistas. Antonio sempre está pela região atendendo seus clientes e buscando a satisfação de todos.

O melhor de todas as opções acima é poder desfrutar da melhor hospedagem e da melhor comida da Praia de Canoa Quebrada sem precisar sair da vila.

Caso queira, também pode buscar outras opções pelo centro de Aracati ou pelas praias vizinhas.

Como chegar na Praia de Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é uma das praias do município de Aracati, portanto, para chegar até aqui de ônibus, partindo da Rodoviária de Fortaleza, você precisa fazer dois trajetos. O primeiro é até o centro de Aracati e, então, pegar um ônibus urbano ou uma van até a praia. O segundo é através de linhas que vão direto para a praia, mas saem apenas no período da manhã. Nos dois casos, a empresa São Benedito que faz a rota.

Na avenida beira-mar você encontra empresas de turismo oferecendo o transfer até Canoa Quebrada e você também pode recorrer à esse tipo de transporte. De carro, você precisa seguir pela CE-040 e seguir a sinalização que super simples e facilitada para turistas. Ainda dá para fazer paradas em outras praias como Morro Branco, Beberibe, Fortim, entre outras.

 

Compartilhe

Comentários