Home LITORAL LESTE Canoa Quebrada (Aracati) de aldeia à referência turística no Ceará

Canoa Quebrada (Aracati) de aldeia à referência turística no Ceará

21245
0
praia de canoa quebrada
vista da praia

Quem passou por aqui nos anos 70, nunca imaginou que Canoa quebrada seria tão gigantesca.  A pequena aldeia hippie foi crescendo a partir dessa década,com a chegada de estrangeiros e surfistas, que vinham atrás das ondas perfeitas para o esporte cresceu e transformou-se em um dos principais centros turísticos do litoral cearense.

Por estar bem próxima da capital, apenas 165 quilômetros de Fortaleza, ganhou ainda mais popularidade da sua “concorrente”, Praia de Jericoacoara.

Dá para ficar um dia ou muitos outros em Canoa Quebrada. Os atrativos turísticos são muitos e você terá muito o que fazer e aproveitar por aqui. Veja algumas dicas

Passeios em Canoa Quebrada

Entre os passeios disponíveis em Canoa Quebrada, destacamos:

Conhecendo o centro de Canoa Quebrada

A pequena praia tem muito o que oferece aos seus turistas. As suas ruas ainda mantêm aquela decoração mais rústica, típica de aldeia hippie de fato.

Também é possível fazer passeios ecológicos, como trilhas e conhecer algumas eco-aldeias que se mantêm na região.

Lagoas

Com um passeio de buggy você pode conhecer algumas das lagoas da região. O trajeto vai até a foz do Rio Jaguaribe, passando também por manguezais.

Você também pode fazer esse trajeto com seu próprio carro, caso tenha um veículo com tração nas quatro rodas.

Conhecer as praias da região

Em Aracati e região você também encontra muitas outras praias que merecem a sua atenção.

Se você decidiu passar mais de um dia em Canoa Quebrada, vale a pena conhecer também a Praia Redonda, a Praia Retiro Grande, a Praia Retirinho, Praia Lagoa do Mato, Praia Fontainha, Pontal de Maceió e outras.

 Leia também sobre:

 

Há uma rota de buggy que pode ser feita, partindo do centro de Aracati, passando por todas essas praias. O passeio leva um dia inteiro.

Fazer um passeio de jangada

Os passeios de jangada são uma tradição entre aqueles que passam por Canoa Quebrada. Além de poder avistar a costa da praia no além-mar, os jangadeiros ainda fazem paradas para aquele mergulho revitalizante.

canoa quebrada
passeio de jangada

Ver o pôr-do-sol nas dunas

As dunas e falésias de Canoa Quebrada são conhecidas e tirar um  dia para observar o pôr-do-sol na duna de mesmo nome é um dos passeios mais que tradicionais entre os que estão por aqui.

canoa quebrada
bela vista do por do sol se pondo no horizonte

Praticar Kitesurfe

O kitesurfe é um dos esportes mais praticados da costa cearense. Os ventos do lado de cá favorecem muito a atividade e isso tem chamado a atenção, cada vez mais, dos turistas que visitam Canoa Quebrada.

Sendo amador ou profissional, experiente ou iniciante, você consegue curtir uma horinhas sobre essas pranchas. Em todas as barracas há um instrutor associado, onde é possível ter algumas aulas e alugar o equipamento.

Se aventure no Parapente

Voar de Parapente também está entre os passeios mais que obrigatórios em Canoa Quebrada. Os voos têm duração aproximada de 30 minutos e precisam ser agendados. A empresa que oferece o passeio fica na entrada da passarela que dá acesso à praia.

Rota das falésias

A Rota das Falésias compreende algumas cidades entre o Ceará e o Rio Grande do Norte. Boa parte das paradas dessa rota está aqui em Canoa Quebrada.

Para quem não quer fazer o percurso todo, pode partir desse ponto e conhecer cerca de 80 quilômetros pela costa, partindo de Canoa e indo até Morro Branco. O trajeto pode ser feito com bugueiros da associação da cidade ou por conta própria com um guia local. Lembrando que no último caso é preciso ter um carro com tração nas quatro rodas, visto que o percurso é pela costa, passando por dunas e falésias.

O cenário da Rota das Falésias é um dos mais incríveis de todo o Nordeste e vale muito a pena conhecer.

Quando visitar Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é um destino para o ano inteiro. No entanto, para quem quer aproveitar mais das festividades local – ou até mesmo evitá-las, preferindo a vila bem mais tranquila – precisa saber exatamente quando programar a viagem.

Janeiro e fevereiro são meses de alta temporada, portanto, você encontrará Canoa Quebrada repleta de turistas.

Nesse período acontecem algumas festas tradicionais, como a Festa de Reis, sempre dia 06 de janeiro, os pré-carnavais que começam cerca de 30 dias antes do carnaval e se estende por todos os finais de semana até o feriado.

O carnaval de Canoa Quebrada e Aracati é um dos mais tradicionais e movimentados do Ceará. Se você deseja curtir o feriado por aqui, é importante reservar sua pousada ou casa de veraneio com pelo menos 3 meses de antecedência.

De março até julho acontecem eventos periódicos. O destaque desse período é para a Amostra Dragão do Mar de Arte e Cultura de Canoa Quebrada e também para as festividades juninas.

O primeiro evento reúne artistas locais e internacionais, com amostras de quadros, fotos, apresentações artísticas e muito mais.

O segundo semestre é um período mais tranquilo e ótimo para quem deseja visitar Canoa Quebrada com mais tranquilidade. A Regata dos Estevão é um evento tradicional que acontece em setembro e mostra mais da cultura dos pescadores locais.

Em outubro é realizado o Canoa Blues, para quem gosta de boa música, misturado aquele climinha de praia.

Em dezembro, o Festival Curta Canoa traz amostras de cineastas para a cidade. E, finalizando o ano, o Canoa de Luz, que é o evento natalino local.

Onde ficar em Canoa Quebrada

A Praia de Canoa Quebrada é bastante completa quando o assunto é estrutura. Por receber um grande volume de turistas o ano inteiro, toda a região é bem ampla em opções de restaurantes, hotéis e pousadas.

Os aluguéis de casas de veraneio ainda estão em maioria por aqui. Essa é a opção mais confortável para quem está viajando com um grupo de amigos ou familiares. É possível encontrar casas mais simples ou mais luxuosas, próximas da praia ou no centro da vila, tanto faz .

 Para os viajantes solitário ou para quem não quer o conforto de uma hospedaria, hotéis, pousadas e hostels também são encontrados em Canoa Quebrada. O Hotel Canoa Quebrada é o mais conhecido daqui. Com uma estrutura luxuosa, dá para passar seus dias pela praia tranquilamente. Aos que buscam uma opção mais barata tem também.

Onde comer

Já quando o assunto são os restaurantes, é bastante difícil eleger o melhor. Canoa Quebrada tem cozinhas para todos os gostos, de todas as partes do mundo. Na Avenida Broadway dá para encontrar pizzarias, churrascarias, restaurantes de comida regional, comida italiana e muito mais.

O Restaurante Cabana, com sua cozinha brasileira, o Restaurante Paprika com sua cozinha italiana e o Restaurante Café Habana com sua cozinha argentina são as nossas três indicações. Com pratos a preços acessíveis, é possível experimentar comidas gostosas e de qualidade sem gastar muito.

Para curtir aquela barraca de praia, a Barraca Antonio Coco é a mais popular entre os turistas. Antonio sempre está pela região atendendo seus clientes e buscando a satisfação de todos.

O melhor de todas as opções acima é poder desfrutar da melhor hospedagem e da melhor comida da Praia de Canoa Quebrada sem precisar sair da vila.

Caso queira, também pode buscar outras opções pelo centro de Aracati ou pelas praias vizinhas.

Como chegar na Praia de Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é uma das praias do município de Aracati, portanto, para chegar até aqui de ônibus, partindo da Rodoviária de Fortaleza, você precisa fazer dois trajetos.

O primeiro é até o centro de Aracati e, então, pegar um ônibus urbano ou uma van até a praia. O segundo é através de linhas que vão direto para a praia, mas saem apenas no período da manhã. Nos dois casos, a empresa São Benedito que faz a rota.

Na avenida beira-mar você encontra empresas de turismo oferecendo o transfer até Canoa Quebrada e você também pode recorrer à esse tipo de transporte. De carro, você precisa seguir pela CE-040 e seguir a sinalização que super simples e facilitada para turistas. Ainda dá para fazer paradas em outras praias como Morro Branco, Beberibe, Fortim, entre outras.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here