Centro de Turismo do Ceará: Toda a cultura fortalezense em só lugar

0
968

Quando se fala em cultura e artesanato no Ceará, praticamente falamos do Centro de Turismo do Ceará. A EMCETUR foi inaugurada no início dos anos 70, onde desde o final dos anos 1800 funcionava o primeiro presídio do Ceará. Totalmente reformulado, você encontrará alguns galpões com o melhor do artesanato cearense e alguns outros atrativos. Conheça mais sobre o prédio e o que fazer em algumas horas de passeio por aqui.centro de turismo do ceará

História do Centro de Turismo do Ceará

Em 1866 um prédio imponente era inaugurado como a cadeira pública do estado. Com verba liberada de 40 contos de reis, o primeiro grande prédio do Ceará iniciava a sua construção em 1850. No final dos 16 anos, o empreendimento gastou 150 contos de reis dos cofres públicos, mas tornou-se referência para o país inteiro.

Leia também sobre:

Com capacidade para 143 presos, a cadeira funcionou aqui por 100 anos. Em 1967 o governo do estado transferiu todos os detentos para um novo presídio, o IPPS, desativando esse prédio, que já se encontrava em péssimas condições. Houve uma reestruturação, demolição de algumas salas e então o Centro de Turismo do Ceará surgiu.

Desde então, a EMCETUR tem sido um ponto de turismo muito disputado entre os visitantes que estão em Fortaleza.

O que fazer no Centro de Turismo do Ceará

Claro que, de cara você vai encontrar um lugar para deixar uma boa grana. Apesar de os artesanatos vendidos aqui serem um pouco mais caros do que os encontrados na Feirinha da Beira Mar e também no Mercado Central, eles ainda custam bem pouco. A beleza dessas peças é indescritível, valendo muito mais.

Alguns artesãos do Centro de Turismo do Ceará participam de exposições internacionais e muitas peças saem daqui para diversos países ao redor do planeta. Você encontrará muitas referências nos galpões e em salas de exposição que há no prédio. É um conhecimento a mais para os visitantes que chegam por aqui.centro de turismo do ceará

No térreo há também o Museu de Arte e Cultura Popular, que conta muito da história e da cultura do povo cearense, mas também há muita referência sobre o Nordeste inteiro. Vale a pena passear e conhecer mais sobre essa gente que é sempre tão feliz e cheia de história para contar.

Dentro do Centro de Turismo também tem o Teatro Carlos Câmara. Essa foi uma das primeiras salas criadas, em 1975, logo após a inauguração da EMCETUR. Vale a pena conhecer cada um desses espaços que, além de bonitos são totalmente gratuitos.

Onde fica o Centro de Turismo do Ceará

O Centro de Turismo do Ceará fica no centro da cidade de Fortaleza e você pode conhecê-lo no mesmo dia que for visitar a Igreja da Sé, o Mercado Central e o Passeio Público. Em uma caminhada muito curta dá para passar por esses pontos sem problemas.

O acesso é pela Rua Senador Pompeu, número 350. O horário de funcionamento é de Segunda à Sábado, das 08:00hs até as 17:00hs e Domingo e Feriados, das 08:00hs até as 12:00hs

Compartilhe

Comentários