Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção: o forte que deu origem a cidade de Fortaleza

0
1596
Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

 

Toda cidade tem um marco zero e a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção  é o da capital cearense. Quem chega aqui hoje, sequer imagina que esse forte era cercado de água. A construção está no centro da Cidade, se destacando em meio às inúmeras lojas comerciais. Se você veio conhecer o Mercado Central de Fortaleza e a Catedral Metropolitana de Fortaleza, é só atravessar a avenida e colocar esse lindo patrimônio histórico também na sua lista! Saiba um pouco da importância dele para os fortalezenses e o que ver aqui.

Fortaleza contra os holandeses

Toda a costa cearense sofreu muito com as ameaças e invasões holandesas na época do descobrimento. O primeiro forte a ser levantado nessa mesma área foi o de São Sebastião, a pedido de Martim Soares Moreno, que veio com sua tropa de Natal, com a finalidade de proteger as terras. Devido a sua pouca estrutura, ele foi derrubado pouco tempo depois.

     Leia também sobre: 

Foi justamente quando se iniciou uma nova fortaleza, erguida pelos holandeses em 1649 e batizada de Forte Schoonenborch. Os domínios dessas terras permaneceram até 1812, quando a Coroa Portuguesa retomou a Província do Ceará e rebatizou a fortaleza de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.Fortaleza_de_Nossa Senhora da Assunção

Com a chegada da proclamação da República, o forte foi desativado e ficou sob a responsabilidade do Governo do Estado do Ceará. Hoje funciona aqui a 10° Região Militar, que também ajuda a conservar o prédio.

Visitando a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção

É possível fazer visitas no Forte, desde que sejam em horários pré-estabelecidos pela 10ª Região Militar. Também não são todas as áreas do forte que estão liberadas para visitação. Você pode fazer o passeio por conta própria ou com um guia. Essa segunda opção é a mais indicada, porque além de saber exatamente quais os pontos que dá para entrar, ainda conhece cada história que se formou aqui.

Na Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção você encontra um pequeno museu, todo dedicado ao General Antônio de Sampaio. Esse militar teve grande participação em diversos momentos da história do Ceará e ainda lutou na Guerra do Paraguai, onde morreu de forma nobre. O seu corpo foi enterrado aqui no Forte, onde também estão vários de seus pertences pessoais, principalmente aqueles utilizados em exercício da sua função.Fortaleza de nossa senhora da assunção Fortaleza -de Nossa Senhora da Assução

Também há a sela onde ficou presa Bárbara de Alencar, uma revolucionária que lutou na Revolução Pernambucana e foi detida na cidade. O local fica no subsolo e não são todos que conseguem ter acesso ao espaço, por exigir esforço tanto para descer como para subir.

Se você não quer pagar um guia, basta chegar na entrada do Forte e falar com o soldado de plantão. Ele lhe levará até um superior, que mostrará exatamente quais os lugares que é possível circular dentro do prédio. Lembre-se de obedecer corretamente essas indicações, para evitar problemas.

É um passeio cheio de heranças e que você com certeza conseguirá entender bem mais sobre a história da cidade! Vale a pena conhecer!

 

Compartilhe

Comentários