história de fortaleza-ce : cultura e turismo da capital cearense

0
1230

A Fortaleza dos Verdes Mares sempre tem muito o que mostrar para seus turistas e, até mesmo, para quem já vive aqui. Uma cidade que guarda história, mesmo que de forma mais inibida, além de muita cultura, pontos turísticos e cantinhos especiais para se ver. Preparamos um post mais que especial, para você que vem conhecer a capital do Ceará contando um pouco da história de Fortaleza-ce, suas festas populares e os pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro. Veja!

O Forte de Nossa Senhora da Assunção e o início de uma das maiores capitais do Nordeste brasileiro

fortaleza-de nossa-senhora-da-ssuncao cePodemos dizer que a cidade de Fortaleza nasceu nos arredores do Forte de Nossa Senhora da Assunção, em meados de 1699. Por aqui já tinham passado alguns colonizadores, mas a resistência das tribos indígenas da região fez com que esses deixarem as terras de lado por alguns anos.

Precisou de uma ameaça de invasão holandesa e a construção de um imenso forte para que os primeiros habitantes, além dos índios, chegassem aqui e levantassem suas primeiras casinhas. Foi quando a Vila de Fortaleza começou a ganhar formato.

No mesmo ano veio uma ordem régia autorizando oficialmente o título de vila. Como Fortaleza ainda era pequena e Aquiraz já bem habitada, foi essa segunda que ficou com a autorização real. Demorou até 1777 para que um novo censo fosse realizado e uma nova ordem emitida, para dessa vez Fortaleza ganhar não apenas um título oficial de vila, mas também de capita da Capitania do Ceará.

Leia também sobre:

Durante todo o Segundo Império, Fortaleza foi a cidade cearense que mais se destacou, principalmente pela exportação de algodão e a criação de escolas tradicionais, como o Liceu do Ceará, que existe até hoje na cidade.

Com o passar dos anos, a capital foi ganhando ainda mais estrutura e sempre se manteve com seus traços mais modernos e diferentes. Enquanto as outras cidades ainda viviam do trabalho manual, os governantes procuravam sempre trazer fábricas e produtoras para cá. Como prova, podemos citar a Estrada de Ferro de Baturité, uma das principais ferrovias brasileiras no ano de 1870 e que aumentou a exportação de algodão, partindo do interior do estado.

Ainda assim, em meio a tantos investimentos em produção e fábricas na cidade, Fortaleza ainda conseguiu manter sua cultura. As festas populares, por exemplo, são características marcantes para quem visita a cidade em determinadas épocas do ano. Você sabe quais são?

Festas populares: do tradicional ao popular moderno

Os eventos culturais em Fortaleza são bem diversificados. Aqui você encontrará basicamente um pouco de tudo: micareta, maracatus, carnavais, festas de conotação histórica e muito mais. Todos os movimentos têm um pouco da origem espanhola, índia e negra, que foram os colonizadores da cidade.

Entre as apresentações folclóricas, damos destaque para o Bumba-Meu-Boi, para a Dança do Coco, para o Torém e para o Maracatu. Esses grupos se apresentam em ocasiões isoladas, não existindo um período típico para isso. Geralmente você encontra tais manifestações em centros culturais da cidade, como é o caso do Dragão do Mar.

No São João, talvez a maior festa cultural e popular de Fortaleza, grupos de quadrilhas se apresentam em um imenso arraial montado no Aterro da Praia de Iracema. O acesso é completamente gratuito e, além das quadrilhas, você ainda pode aproveitar os shows de bandas de forró locais, como Aviões do Forró, Wesley Safadão e Simone e Simaria.

Uma outra festa que merece destaque é o Fortal. Apesar de não ser uma festa propriamente cultural, a micareta tem movimentado bastante o turismo em Fortaleza desde o início dos anos 90. O Fortal acontece todos os anos, sempre na última semana de julho e traz nomes do Axé para agitar quatro dias de festa na capital

Fortal
Festa do Fortal

Além das festas tradicionais, ainda há aqueles pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer. Veja quais são.

Pontos turísticos: aqueles passeios mais que tradicionais da capital cearense

principais-pontos-turisticos-de-fortaleza
príncipais pontos turísticos na região

Mesmo que você tenha apenas um final de semana em Fortaleza, existem alguns pontos turísticos que não dá para deixar de fora do roteiro. Eles fazem parte daqueles passeios tradicionais que todos fazem quando estão na cidade.

O Centro Cultural Dragão do Mar é um desses cantinhos. Localizado entre a Praia de Iracema e o Centro da Cidade, o complexo conta com cinema, teatro e diversas salas com exposição fixa e temporária. Além do Dragão do Mar, você também deve dar uma passadinha em outros lugares:

Beach Park;

Ponte dos ingleses;

Teatro José de Alencar;

Mercado Central;

– Feirinha de Artesanato da Avenida Beira Mar, entre outros.

Agora que você já sabe bem mais sobre a história de Fortaleza-ce, o que acha de nos contar como estão os preparativos para a sua viagem?

                                                          

 

Compartilhe

Comentários