Mercado Central de Fortaleza : história, cultura e artesanato tem aqui

0
2429
mercado central de fortaleza
entrada do Mercado central de Fortaleza

O Mercado Central de Fortaleza é o segundo maior ponto de venda de artesanato e produtos locais na capital cearense. Localizado no centro da cidade, você vai conhecer muito da cidade passeando por aqui. Desse ponto também dá para conhecer outros atrativos turísticos importantes, como a Encetur, o Passeio Público e a Igreja da Sé. Saiba mais sobre a atração e o que encontrará em um passeio por aqui.

O Mercado Central de Fortaleza – História

Fortaleza ainda não tinha, até 1809, um mercado para venda de carnes, verduras e frutas. A Câmara Municipal da cidade, naquele ano, autorizou a construção de um prédio no centro da cidade para que servisse de depósito e feira. Ele então foi batizado de Cozinha do Povo. O prédio era todo de madeira e possuía uma estrutura bem diferente da que existe hoje.

Leia também sobre:     

Em 1931 o comércio de alimentos foi proibido aqui devido as más condições de higiene que os boxes mantinham seus produtos. Foi quando os primeiros artefatos de decoração, roupas e banho foi chegando no espaço. O comércio foi se mantendo dessa forma até a década de 70, quando a primeira grande reforma aconteceu.

O ano de 1975 foi importante para o Mercado Central, pois a estrutura de madeira foi substituída por uma de cimento. Contudo, foi apenas em 1998 que o desenho atual foi implantado. O mercado conta hoje com 553 boxes para vendas de produtos diversos. São cinco pavimentos, sendo que o subsolo é destinado apenas para um estacionamento pago e para clientes.                                                                                                                      

Acesso e visitação ao Mercado Central de Fortaleza

mercado central de fortaleza
estrutura do mercado central de fortaleza

Independente de você vir aqui para comprar suas lembrancinhas, o passeio é muito válido. Quase que diariamente é possível encontrar shows de artistas locais, como repentistas sanfoneiros e muito mais.

mercado central de fortaleza
Artesanatos,Lembrancinhas e muitas variedades

Não há cobrança de taxa de entrada ou qualquer outro tipo de valor para visitar o mercado. Contudo, há horários de atendimento e funcionamento dos boxes.

O Mercado Central de Fortaleza funciona de segunda à sexta-feira, das 8h até as 18h; aos sábados das 8h até as 17h e aos domingos das 8h até as 13h.

Dica de compra

Nos arredores do Mercado Central construiu-se um comércio paralelo que tem agregado muito ao centro de Fortaleza. A famosa “Feira da Madrugada” vende roupas, calçados e peças íntimas por preços de fábrica. Se você, além de levar aquele artesanato para casa e para amigos, quiser renovar o guarda-roupa, com certeza encontrará lindas peças aqui.

Contato

Se você precisa de informações especiais sobre o Mercado Central ou agendar alguma visita diferenciada, pode entrar em contato com a administração do prédio através dos canais:

– Telefone: (85) 3454 8586;

– Email: contato@mercadocentral ou pelo formulário de contato encontrado no                 site www.mercadocentraldefortaleza.com.br/contact

– Site: www.mercadocentraldefortaleza.com.br

– Facebook: facebook.com/mercadocentralfortaleza

– Instagram: @mercadocentral

– Endereço: Avenida Alberto Nepomuceno, número 199, Bairro: Centro – Fortaleza, Ceará.

Venha até o Mercado Central de Fortaleza. Você com certeza se encantará pelo espaço e pode levar diversos presentes para seus amigos e parentes.

 

Compartilhe

Comentários