Museu do Caju: economia, cultura e história em um único passeio

0
130
museu do caju
Fonte: wwwquetalviajar

O caju é considerado um patrimônio cultural e econômico do Ceará. A fruta está presente na culinária, em canções, na história e é um dos principais produtos que promovem a inclusão social e educacional do estado. O Museu do Caju do Ceará, o MCC, veio então para mostrar ainda mais a importância dessa delícia para o povo cearense.                Preparamos um post que conta um pouco da história do Museu do Caju do Ceará, como são feitas as visitas, como chegar e outras informações importantes para que seus passeios seja completo e inesquecível. Veja.

Conhecendo a história do Museu do Caju do Ceará

O educador Gerson Linhares procurou desenvolver um projeto social que tinha como principal objetivo incluir a cultura do Caju para todo o povo cearense. Em 1995 ele leu um poema que falava da fruta e teve a ideia de começar algo voltado para esse conhecimento. Ele iniciou as atividades de forma individual, levando cursos e palestras sobre o Caju para escolas e instituições.museu do caju

Em 2007 conseguiu um apoio do Governo do Estado do Ceará para firmar o museu. Gerson então criou toda uma estrutura em uma pequena chácara que fica na região metropolitana de Fortaleza. Mesmo perdendo a ajuda financeira do governo, o educador seguiu com seu museu, sempre buscando ajuda da iniciativa privada. Hoje o Museu do Caju do Ceará conta com um pequeno restaurante, um cultivo próprio de caju e pequenos cursos e laboratórios com foco na culinária, bebida e artes. Sempre tendo a fruta como personagem principal.  

Leia também sobre:

A importância do Museu do Caju para a economia e o turismo do estado

O Ceará é considerado o maior exportador de Caju do mundo. O cultivo da fruta na década de 70 chegava às 650 mil toneladas para exportação. Houve uma redução considerável, já que hoje o estado exporta pouco mais de 100 mil toneladas.museu-do-caju

Com o Museu do Ceará, Gerson e sua equipe querem elevar o poder da cajucultura, trazendo mais o uso da fruta para o dia a dia do brasileiro. Além da atração turística, o projeto do MCC traz incentivo para duas comunidades carentes da capital, o Conjunto Ceará e a área da Jurema.

O objetivo do criador do museu é construir uma pousada n a chácara e um restaurante que seja referência em todo o estado.

O que fazer no Museu do Caju

Você pode participar das oficinas de culinária que há no MCC. É possível aprender como fazer strognoff de caju, por exemplo, bolo, pizza, coxinha, hamburger e muito mais.

museu do caju

Há também um pequeno museu com artes de artistas que também publicaram obras relacionadas à fruta. No espaço há ainda uma pequena lojinha onde dá para comprar lembrancinhas para amigos e familiares.

Como chegar no Museu do Caju

O Museu do Caju do Ceará fica na Rua San Diego, número 332, no bairro Parque Guadalajara, município de Caucaia. Para quem vem com grupos, Gerson Linhares oferece uma programação exclusiva, mas indica que a visita seja marcada pelo telefone (85) 3237 2687 ou pela página no FacebookDe ônibus, você poder chegar aqui partindo do centro de Fortaleza, pegando a linha Jurema ou Araturi, da empresa Vitória, na Praça da Estação.

A entrada para o MCC custa R$ 5,00 (abril/2017), mas quem vem almoçar por aqui não precisa pagá-la.

Você já conhecia o Museu do Caju do Ceará? Não esqueça de colocar esse atrativo no seu roteiro das próximas férias pela cidade e também não deixe de incluir outro museu incrível para saber um pouco sobre a história do ceará no Museu do Ceará

 

Compartilhe

Comentários