Museu do Ceará: o primeiro grande museu da cidade de Fortaleza

0
146
museu do ceará

O Museu do Ceará foi o primeiro a ser inaugurado na cidade. Até 1932 não existia um museu público e aberto para visitação de moradores e turistas de Fortaleza. Aquelas pessoas que se interessavam em conhecer mais Fortaleza precisariam acompanhar as exposições de acervos pessoais ou do Estado, limitando consequentemente, o acesso da grande população.

Foi quando o Arquivo Público do Estado, em parceria com o governo implementado teve a ideia de criar um espaço e liberar esse acesso. Pouco tempo depois a exposição permanente foi para o Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará e, em 1966, mudou para a Secretaria de Cultura do Estado e ganhou o nome de museu.

Em 1990 o Museu do Ceará mudou definitivamente para o prédio da antiga Assembleia Legislativa, onde permanece até os dias de hoje. Você vai gostar bastante de conhecer o espaço e mostramos o que há de mais interessante por aqui. Veja.

O espaço

O Museu do Ceará conta com um acervo bastante grande e diversificado. São aproximadamente 12 mil peças exclusivas e divididas em coleções. Você encontra relíquias indígenas, arqueológicas, indumentárias, antropológicas, fotográficas, pinturas, mobiliários e muito mais. Tudo sempre contando um pouco da história do estado.

O objetivo da administração do Museu do Ceará é criar um espaço totalmente interativo. Você não visitará um museu apenas para circular em seus corredores e observar seu acervo. Aqui há o estímulo para a análise de cada uma das coleções, que nos leva à um aprendizado histórico e cultural ainda maior.museu do ceará

Além das coleções já citadas anteriormente. O Museu do Ceará conta com um memorial bastante especial. O espaço foi criado em memória ao Frei Tito, que nasceu aqui no Ceará e foi um dos mais importantes do Brasil. Ele tornou-se personalidade de destaque durante a ditadura de 1964, quando buscava a aplicação dos Diretos Humanos para os mais necessitados do país.

Visitação

Todos os espaços do Museu do Ceará estão abertos para visitação, seja aqueles com exposição permanente ou temporária. Além de conhecer tudo por aqui como visitante, você pode ainda utilizar o espaço para pesquisas e estudos. Nesse caso pode ser necessário pedir autorização para a administração do espaço, além de assinar algum termo de responsabilidade sobre o mesmo.

Além do museu você ainda tem uma biblioteca aberta para visitação e bastante acessível para todos. Aqui é possível encontrar livros de grandes nomes da literatura cearense e nacional.

A visitação para cursos e peças que acontecem no auditório está sujeita à programação que sempre é divulgada nos principais canais do Museu do Ceará.

Entre em contato com o Museu do Ceará

Para mais informações sobre o Museu do Ceará, você precisa entrar em contato com a administração do espaço. Entre os canais disponíveis, destacamos:

– Endereço: Rua São Paulo, número 51, bairro Centro;

– Telefone: (85) 3101 2610;

– Horário de Funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 17hs

Não deixe de conhecer o Museu do Ceará! É um passeio muito indicado principalmente para quem viaja com crianças!

 

Compartilhe

Comentários