Parque Ecológico do Rio Cocó: conheça a maior área verde de Fortaleza

0
1097
Parque Ecológico do Rio Cocó

Em meio a tantos prédios e tanta modernidade em Fortaleza, você vai encontrar um cantinho cheio de verde e perfeito para turistas que adoram ecologia. Moradores da capital cearense já conhecem muitos dos atrativos do Parque Ecológico do Rio Cocó, mas ele passa despercebido para muitos turistas que não conseguem avistar as belezas atrás das grades que cercam todo o parque.

Por esse motivo, preparamos um post mais que especial que servirá como guia para o seu passeio no Parque Ecológico do Cocó. Confira todas as dicas.

 Leia também sobre:

O Parque

O Cocó é uma área verde que se localiza no centro Sul de Fortaleza e cerca o Rio de mesmo nome. Por ser uma área de grande biodiversidade, ela é protegida e preservada por órgãos do governo do estado.

Parque Ecológico do Rio Cocó
Parque e o Rio cocó ao meio

Aqui também há um mangue e, como um todo, o parque guarda um bioma com diversas espécies animais e vegetais endêmicas. Algumas dessas estão, inclusive, ameaçadas de extinção e, por esse motivo são amplamente preservadas.

Além da importância ecológica, o Parque Ecológico do Rio Cocó ainda se destaca economicamente para a capital do Ceará. O turismo ecológico aqui é amplamente explorado e você saberá como.

O que fazer no Parque Ecológico do Cocó

No espaço você encontrar algumas áreas verdes para trilhas ecológicas. Todas são abertas ao público e podem ou não serem guiadas. O melhor de tudo é que essas caminhadas são acessíveis para todo tipo de pessoa, inclusive aqueles trilheiros que estão se iniciando na atividade.

Também há bosques que podem ser explorados, mas esses apenas com a ajuda de guias. Nas quadras construídas no parque acontecem eventualmente práticas de esportes, shows ao ar livre e outros tipos de atividades. É comum ver grupos de yoga e outros exercícios de relaxamento se reunindo no parque para aquele dia mais que especial de relaxamento em grupo.

Parque Ecológico do Rio Cocó
Piquenique no Parque

Para aquele lanchinho básico também há uma pequena praça de alimentação, com lanchonete instalada e que atende a todos que vêm passear por aqui. Quem quiser também pode combinar seu piquenique com amigos ou família, mas sem esquecer de cuidar do espaço e não deixar lixo largado no parque.

Onde fica o Parque Ecológico do Rio Cocó

O Parque Ecológico do Rio Cocó está na Avenida Engenheiro Santana Júnior com Avenida Padre Antônio Tomás. Ele se estende por alguns quilômetros além desse ponto, mas a entrada é somente por aqui. Todo o entorno do parque é cercado por grades altas e fica impossível até mesmo de observá-lo. Isso foi uma decisão do governo do estado para evitar que a mata invada as avenidas ao redor e também como forma de proteção do parque.

Você pode entrar em contato com a administração do parque para agendar alguma atividade especial com os guias ou para tirar dúvidas a partir dos seguintes canais:

– Telefone: (85) 3101 5548.

Você deve entrar em contato de segunda a domingo de 6hs às 17hs.

Para quem não tem um carro, pode partir de diversos pontos da cidade. Os ônibus urbanos que passam em frente a entrada do parque são:

– Grande Circular I e II,

– Borges de Melo I e II,

– Top Bus (ônibus executivo com ar condicionado).

 

Compartilhe

Comentários