Praia de Iracema – Dos verdes mares aos points noturnos de Fortaleza

0
2078
praia de iracema
Praia de iracema vista de cima com seu verde mar encantador

Iracema foi a índia mais famosa da literatura romântica brasileira, retratada por José de Alencar em sua obra homônima. E foi por causa dessa personagem que um dos bairros mais nobres e tradicionais de Fortaleza foi batizado. A Praia de Iracema, ou “Pê-I” como os cearenses carinhosamente gostam de se referir ao seu cantinho, merece a sua visita enquanto estiver na cidade. Conheça um pouco da praia, do bairro e o que fazer por aqui.

Um cenário que mistura modernidade e tradicionalismo

Ao mesmo tempo que você encontra imensos prédios, com arquitetura luxuosa e moderna,se depara com casas que ainda herdam os traços dos anos 1800. De acordo com registros em 1649, Matias Beck e sua frota aportaram em Fortaleza justamente nessa região.

praia de iracema
praia de iracema uma das principais praias da região urbana de fortaleza

Por ser habitada por diferentes tribos indígenas, as ruas ganharam nomes em homenagem a elas. “Rua dos Tabajaras”, “Rua dos Potiguaras”, “Rua dos Guaranis”, entre outras tornam o seu passeio ainda mais atrativo e cultura. Em cada cantinho delas, você reconhece um pouco da história das tribos que aqui viviam.

                         Leia também sobre:                         

O mar daqui é totalmente liberado para banho, com águas tranquilas, mas com muita onda. Não há barracas e todos trazem seu isopor. Não esqueça de levar o que usou para manter sempre a praia limpa.

Principais atrativos da Praia de Iracema

Passear por esse bairro é conhecer muito da história de Fortaleza. Na década de 30, quando o bairro foi criado, aqui viviam pescadores, jangadeiros e suas famílias. Depois vieram as casas de veraneio e, posteriormente, as famílias burguesas de Fortaleza. A Praia de Iracema passou de uma localidade pobre, para o maior centro industrial da cidade, na década de 40.

Algumas das casas dessa época hoje habitam museus, casas culturais e bares. O Estoril é um exemplo. No prédio você confere exposições, shows de artistas locais e muita cultura. Logo ali próximo também está o bar mais tradicional da cidade, o Pirata’s Bar. A segunda-feira aqui é regada de forró e muita comida típica.

Você também precisa conhecer a Ponte dos Ingleses, onde os navios atracavam na década de 50, até ser construído o Porto de Fortaleza. Também vá até o Centro Cultural Dragão do Mar, o maior da capital cearense, onde você encontra restaurantes, boates, cinemas, teatros, cafés e tudo o que precisa para passar a noite inteira se divertindo com os amigos.

 praia de iracema
Ponte dos ingleses

Patrimônio Histórico

Por ser uma área onde grande parte da história de Fortaleza se construiu, a Praia de Iracema foi completamente instituída como um “Bem de Relevante Interesse Cultural”, considerado um Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura de Fortaleza.

Point Noturno de Fortaleza

É na Praia de Iracema que boa parte da vida noturna de Fortaleza acontece. O Réveillon da cidade acontece aqui, no Aterro de Iracema, onde mais de 1 milhão de cearenses e turistas se reúnem para vibrar a chegada do ano novo. O local também é utilizado para festas da prefeitura e do governo do estado.

praia de iracema
queima de fogos na orla

Bares e restaurantes com música ao vivo também são encontrados por todo o local. Você com certeza encontrará um lugar para comer, dançar ou apenas ouvir aquela música e relaxar! Aproveite o passeio!

 

Compartilhe

Comentários