Iracema foi a índia mais famosa da literatura romântica brasileira, retratada por José de Alencar em sua obra homônima. E foi por causa dessa personagem que um dos bairros mais nobres e tradicionais de Fortaleza foi batizado. A Praia de Iracema, ou “Pê-I” como os cearenses carinhosamente gostam de se referir ao seu cantinho, merece a sua visita enquanto estiver na cidade. Conheça um pouco da praia, do bairro e o que fazer por aqui.
Um cenário que mistura modernidade e tradicionalismo
Ao mesmo tempo que você encontra imensos prédios, com arquitetura luxuosa e moderna,se depara com casas que ainda herdam os traços dos anos 1800. De acordo com registros em 1649, Matias Beck e sua frota aportaram em Fortaleza justamente nessa região.
Por ser habitada por diferentes tribos indígenas, as ruas ganharam nomes em homenagem a elas. “Rua dos Tabajaras”, “Rua dos Potiguaras”, “Rua dos Guaranis”, entre outras tornam o seu passeio ainda mais atrativo e cultura. Em cada cantinho delas, você reconhece um pouco da história das tribos que aqui viviam.
Leia também sobre:
O mar daqui é totalmente liberado para banho, com águas tranquilas, mas com muita onda. Não há barracas e todos trazem seu isopor. Não esqueça de levar o que usou para manter sempre a praia limpa.
Principais atrativos da Praia de Iracema
Passear por esse bairro é conhecer muito da história de Fortaleza. Na década de 30, quando o bairro foi criado, aqui viviam pescadores, jangadeiros e suas famílias. Depois vieram as casas de veraneio e, posteriormente, as famílias burguesas de Fortaleza. A Praia de Iracema passou de uma localidade pobre, para o maior centro industrial da cidade, na década de 40.
Algumas das casas dessa época hoje habitam museus, casas culturais e bares. O Estoril é um exemplo. No prédio você confere exposições, shows de artistas locais e muita cultura. Logo ali próximo também está o bar mais tradicional da cidade, o Pirata’s Bar. A segunda-feira aqui é regada de forró e muita comida típica.
Você também precisa conhecer a Ponte dos Ingleses, onde os navios atracavam na década de 50, até ser construído o Porto de Fortaleza. Também vá até o Centro Cultural Dragão do Mar, o maior da capital cearense, onde você encontra restaurantes, boates, cinemas, teatros, cafés e tudo o que precisa para passar a noite inteira se divertindo com os amigos.
Patrimônio Histórico
Por ser uma área onde grande parte da história de Fortaleza se construiu, a Praia de Iracema foi completamente instituída como um “Bem de Relevante Interesse Cultural”, considerado um Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura de Fortaleza.
Point Noturno de Fortaleza
É na Praia de Iracema que boa parte da vida noturna de Fortaleza acontece. O Réveillon da cidade acontece aqui, no Aterro de Iracema, onde mais de 1 milhão de cearenses e turistas se reúnem para vibrar a chegada do ano novo. O local também é utilizado para festas da prefeitura e do governo do estado.
Bares e restaurantes com música ao vivo também são encontrados por todo o local. Você com certeza encontrará um lugar para comer, dançar ou apenas ouvir aquela música e relaxar! Aproveite o passeio!
Eai gostou! visite também outras praias de fortaleza aqui em nosso site