Se você já ouviu alguém contando sobre uma viagem à Fortaleza, com certeza também ouviu sobre as famosas barracas da Praia do Futuro no litoral Leste do estado mais,que fica bem próxima da capital cearense cerca de 11 Km do centro.
A primeira ideia era habitar essas dunas com imóveis luxuosos, construídos pela Imobiliária Antônio Diogo, a maior da cidade na década de 60.
O anúncio vinha retratando o “Novo Bairro” como o “Bairro do Futuro”. Por fim, foi o segundo nome que mais marcou e, dessa forma, o bairro foi batizado.
A estrutura da Praia para seu dia
Apesar de existirem muitas casas e condomínios residenciais, são os hotéis que marcam a orla da praia. Para quem não quer ou pode alugar um carro, aconselhamos escolher outro bairro para hospedar-se.
Apesar de todo movimento encontrado aqui durante o dia, à noite é completamente tranquilo, podendo ser deserto dependendo da época do ano em que você está de férias na cidade.
À beira mar você encontra barracas que são verdadeiros complexos praieiros. Algumas contam com piscina individual e espaço para shows, que acontecem principalmente nos meses de verão.
Os valores variam de acordo com a estrutura, mas todos são bem acessíveis aos bolsos daquele turista com mais orçamento e também daquele que viaja com pouca grana.
Leia também sobre:
Aos domingos, as barracas superlotam, o que pode ser um passeio muito atrativo, para quem gosta de fazer amizade, de música ao vivo e muita gente bonita, mas não é tão bom para aqueles que buscam total tranquilidade.
O mar não é dos mais tranquilos e, mesmo totalmente livre para banho, é bom ter cuidado, principalmente durante a maré alta.
Principais atrativos
Durante o dia você tem muito o que ver e o que fazer na Praia do Futuro. Cada uma das barracas tem seus atrativos para os turistas que veem a capital Fortaleza, tornando-se, de certa forma, referências e tradicionais para a cidade.
O Chico do Caranguejo, por exemplo, é conhecido pela sua caranguejada que acontece toda quinta-feira à noite. A barraca recebe clientes para experimentar o caranguejo tradicional e diversos outros pratos feitos a partir dele.
Já a barraca Croco Beach é atrativa pelas festas que acontecem aos finais de semana, com shows de forró e axé, principalmente nos meses de verão.
O pré-carnaval aqui é o mais conhecido e bem frequentado da cidade. Vale a pena conferir se você estiver na cidade na época.
Outras barracas também se destacam, como a Biruta, que recebe shows de grande porte com apresentações de artistas nacionais; também a Vira Verão, a maior barraca para o público GLS da capital.
Fortal
Na última semana de julho, acontece na Praia do Futuro,o Fortal, que é a maior micareta da cidade e considerada uma das mais famosas do Brasil.
Artistas do axé e ritmos populares vêm para a capital puxar seus trios elétricos e fazer a folia por todo um final de semana.
Nesse período é também quando a cidade fica cheia.
Se você quer visitar Fortaleza no mês de julho, mas não quer curtir o Fortal, vale reservar com bastante antecedência a sua hospedagem!
Aproveite ao máximo! Você com certeza vai amar!