Teatro José de Alencar: conheça o maior teatro de Fortaleza

0
808
Teatro José de Alencar

Referência não somente para turistas, mas também para artistas do mundo inteiro, o Teatro José de Alencar faz parte da história de Fortaleza. Ele foi considerado um Patrimônio Histórico e Artístico e Cultural da cidade e você precisa conhecer enquanto estiver em Fortaleza. Dependendo da época, ainda pode ter a sorte de ver um espetáculo nas lindas salas muito bem conservadas do espaço. Conheça mais sobre esse ponto turístico fortalezenses.

História do Teatro José de Alencar

A construção desse teatro começou em 1910, enquanto Fortaleza ainda não tinha um prédio do tipo. Via-se a necessidade de um espaço para apresentações artísticas, já que a cidade sempre se destacou por ser berço de literários e artistas teatrais.

Pensou-se em uma arquitetura eclética, mesclando com espaços em art nouveau. O que era a princípio uma sala de luxo, tornou-se um complexo teatral, que mais tarde ainda ganhou um prédio anexo.

Leia também sobre:

O nome foi dado em homenagem ao escritor José de Alencar, autor de romances como O Sertanejo, Iracema, O Gaúcho, O Guarani, O Tronco do Ipê e muitos outros. José de Alencar é cearense, nascido em Messejana, onde viveu toda a sua vida. A casa do autor ainda existe até hoje e é um dos pontos turísticos do bairro.

Estrutura do Teatro

A sala maior de espetáculos do Teatro José de Alencar conta com espaço para 800 pessoas divididos em três andares, com uma decoração luxuosa. O auditório do teatro tem capacidade para 120 pessoas, onde também acontecem as peças que pedem uma iluminação mais natural ou a céu aberto.

Teatro José de Alencar
sala de espetáculos

Anexo ao teatro principal há um prédio que foi construído posteriormente, com 2600 metros quadrados de espaço. Aqui está também alocado o Centro de Artes Cênicas, o CENA, e o Teatro Morro do Ouro.

Além de todos esses espaços, o Teatro José de Alencar ainda guarda a Biblioteca Carlos Câmara e a Galeria Ramos Cotôco, dois espaços maravilhosos para quem tem curiosidade de conhecer inúmeras obras, principalmente de artistas cearenses, em suas versões originais ou em cópias valiosas.

Atividades do Teatro José de Alencar

Dentro do teatro, além das peças e shows que acontecem aqui frequentemente, é possível acompanhar outras atividades. A escola de Artes Cênicas, que citamos no tópico anterior, é uma delas. Você também pode ter aulas de figurino, iluminação, dança e muito mais relacionado ao teatro e à dança.

Teatro José de AlencarVisitação

O Teatro José de Alencar fica no Centro de Fortaleza, na Praça que leva o mesmo nome do prédio. É um espaço conhecido e muito utilizado para visitação. Em dias de espetáculo, o teatro fica fechado apenas para o público pagante.

Se essa é a sua primeira visita ao prédio, indicamos fazer um passeio durante o dia. Dá para observar muito mais dos detalhes do teatro e tirar fotografias incríveis.

Além do Teatro José de Alencar, você vai encontrar muitos outros passeios no Centro de Fortaleza. Se não estiver provido de um carro, dá para contratar um city tour na Avenida Beira Mar e conhecer cada um dos cantinhos da cidade.

 

Compartilhe

Comentários