Início LAGOAS Lagoa Azul Cumbuco: natureza,ecologia e diversão

Lagoa Azul Cumbuco: natureza,ecologia e diversão

23178

Não, não estamos falando do famoso filme A Lagoa Azul. Aqui no Ceará tem uma linda lagoa que recebeu esse nome por um motivo bem justo.

A água aqui é realmente azul que mais parece um mar do Caribe ou das ilhas paradisíacas do Pacífico sul. Há Lagoa Azul Cumbuco fica no município de Caucaia que está a 30 quilômetros da capital, você consegue chegar aqui facilmente.

E o melhor, o lugar foi descoberto recentemente, então ainda mantém aquela tranquilidade para seu dia de passeio. Confira mais dicas.

Estrutura e Cenário

O lugar é um oásis paradisíaco Até 2014, o espaço que compreende a Lagoa Azul não passava de uma propriedade privada e completamente desconhecida dos turistas.

O espaço ganhou fama depois que quatro sócios resolveram investir nessas águas e chamar visitantes para conhecer o lugar.

Não há nenhuma estrutura armada na lagoa azul em cumbuco

Os sócios estão sempre dispostos a mostrar o local e contar de seus planos. A ideia é construir um hotel ecológico agora em 2020  mas por enquanto somente o banho está disponível para os visitantes.

Leia também sobre:

As águas muito azuis da lagoa de cara chamaram a atenção e ganharam a simpatia dos cearenses. Não demorou muito para que turistas que estavam de férias em Fortaleza também quisessem conhecer tudo por aqui.

O acesso para a Lagoa Azul Cumbuco é cobrado – cerca de 20 reais por pessoa, em abril de 2018– e você pode permanecer o dia inteiro se deliciando por aqui.

Atrativos da Lagoa Azul em Cumbuco

Dentro da propriedade há além do banho e pedalinhos. Os proprietários da Lagoa Azul  não disponibilizam os carrinhos para andar sobre

as águas, mas você pode trazer o seu, assim como jet-ski para curtir um dia inteiro circulando na lagoa.

Stand Up Paddle

Aqui também você encontrará o Stand Up Paddle que é um esporte muito praticado na região que é você surfa em pé numa prancha gingante com um remo,na lagoa há um local que dar para você alugar um e se divertir e por experiência própria ao surfistas de primeira viagem vai cair um pouquinho Rssssrrr mais é divertido.

Há uma oferta de banho de lama, que tem poderes fitoterápicos, que podem ser comprados na única barraca do lugar. O fundo da lagoa é rico em argila, sendo composto de três tipos diferentes desse composto: a argila branca, a argila amarela e a argila vermelha. Cada uma delas possui o poder de curar diversas doenças.

O banho de argila não é pago se você mesmo o fizer, mas há um profissional que vez ou outra atende os turistas do espaço.

Como Chegar na Lagoa?

A Lagoa Azul Cumbuco como já falado aqui no começo deste artigo fica na cidade de Caucaia, mesma da Praia de Cumbuco, Tabuba e Icaraí de Amontada.

Nessa região outras lagoas já se destacavam, como é o caso da Lagoa do Cauipe, Lagoa do Banana e Lagoa de Paramirim. São 30 quilômetros a partir da capital, Fortaleza, mas chegar aqui é muito simples.

Em todo o caminho a partir da Praia do Cumbuco, você encontra placas sinalizando a Lagoa e a Reserva Ventak (lê-se “Ventaca”). Basta segui-las até a entrada da Lagoa Azul e depois aproveitar o destino.

O caminho até aqui é de pedra, mas chegam carros comuns tranquilamente. Se você tiver alugado um passeio de buggy em Cumbuco, o acesso ainda é mais simplificado e pode ser feito a partir das dunas, com um cenário bem mais atrativo.

Maravilhosa, não é? A Lagoa Azul é de encantar! Você precisa conhecer! O que achou?