Home História Cearense Descobrindo a Verdadeira Fundação de Fortaleza: Polêmicas Historiográficas Revelam os Mistérios do...

Descobrindo a Verdadeira Fundação de Fortaleza: Polêmicas Historiográficas Revelam os Mistérios do Passado!

771
0
Descobrindo a Verdadeira Fundação de Fortaleza: Polêmicas Historiográficas Revelam os Mistérios do Passado!
Vista aérea do Quartel da 10ª Região Militar, órgão das forças armadas que ocupa o antigo forte. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Fortaleza é uma cidade com uma história rica e cheia de segredos. Desde sua fundação, há muitas controvérsias sobre seu passado. Agora, é a hora de sair às ruas e descobrir os mistérios escondidos que compõem a história desta cidade tão maravilhosa.

Da descoberta de seus pioneiros às polêmicas revelações do presente, vamos embarcar nesta jornada para descobrir a verdade sobre Fortaleza. Esta é uma oportunidade boa para conhecermos a verdadeira história desta cidade maravilhosa.

Qual era a história da fundação de Fortaleza?

Por muito tempo se acreditou que a cidade foi fundada na atual Barra do Rio Ceará, como resultado do esforço de Martim Soares Moreno e do Forte de São Sebastião. No entanto, a partir dos anos 1960, essa concepção foi questionada por Raimundo Girão.

Qual-era-a-historia-da-fundacao-de-Fortaleza
Raimundo Girão. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

De acordo com Aírton de Farias, Girão defendia que o núcleo original da cidade se encontrava no Forte Schoonenborch, construído em 1649 por ordem do capitão flamengo Matias Beck.

O que levou à disputa sobre a fundação da cidade?

A disputa sobre a fundação da cidade foi motivada pelos conservadores católicos não quererem aceitar a abordagem de Girão de que a criação do povo cearense teria sido feita por um evangélico calvinista.

Existe um consenso sobre qual foi o local da fundação da cidade?

Atualmente, não existe um consenso entre os historiadores quanto à origem da cidade. É possível que Fortaleza tenha sido fundada na Barra do Rio Ceará e também no Forte Schoonenborch.