Até 1611, não existia uma exploração religiosa mais intensa na Capitania do Ceará. Foi quando, nesse mesmo ano, Martim Soares Moreno fez uma expedição partindo de Natal, com a intenção de catequizar toda a costa até a ponta Norte do nosso país. Foi exatamente quando se viu a necessidade de criar uma igreja por aqui. Hoje, a Catedral Metropolitana de Fortaleza se mantém suntuosa em meio ao comércio local. Conheça mais sobre esse ponto turístico que você precisa conhecer em suas férias pela cidade.
Chegada de Martim Soares Moreno e a construção da Catedral
Junto com Martim Soares Moreno veio o padre Baltazar João Barreira. Foi exatamente a pedido desse padre que os soldados da expedição começaram a erguer a igreja na capitania cearense. Antes era uma pequena capela, feita em taipa, para homenagear Nossa Senhora do Amparo. Ao lado, também foi construído um pequeno forte, chamado São Sebastião, para melhorar a chegada das tropas e proteger o território de invasões.
Leia também sobre:
- Arena Castelão Fortaleza
- Teatro Jose de Alencar Fortaleza
- Ponte dos Ingleses
- Mercado Central em Fortaleza
Em 1637 tanto o forte como a pequena capela foram demolidos com a chegada brusca de um grupo de holandeses. Somente em 1820, já depois da retomada do território e da construção da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, que também deu origem à cidade de Fortaleza, que uma nova igreja foi levantada.
Foram mais de 30 anos até que a Igreja da Sé, como também é chamada, foi concluída. Foi exatamente a partir desse ano que a história religiosa ganhou forma. Hoje, um dos pontos do turismo religioso de maior imponência de Fortaleza e daqueles cantinhos que você provavelmente visitará, principalmente se contratar um city tour pela cidade.
Estrutura da Catedral Metropolitana de Fortaleza
Chegando aqui, você encontrará uma série de relíquias que não só contam muito sobre o crescimento da igreja, como nos mostra também alguns momentos importantes para o surgimento da capital cearense.
Aqui há a Capela de São José, padroeiro do Estado do Ceará e também da igreja. No dia 19 de março, acontece uma imensa festa que mobiliza toda a cidade! É bem bonito de se ver. Você também encontrará a Capela de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza e quem serviu de origem para o nome da cidade.
Ainda dentro da Catedral é possível encontrar a Capela do Santíssimo Sacramento e a Capela do Cristo Ressuscitado. Nessa última capela, estão também sepultados os principais bispos que contribuíram para a história do catolicismo no Ceará. É uma visita muito interessante! Para isso, é também importante acompanhar os horários de funcionamento para que você encontre a sala aberta.
Existem ainda muitos outros espaços dentro da Catedral Metropolitana de Fortaleza. Aconselhamos que você faça uma visita em dias de missa, onde todas as salas da igreja ficam aberta e você ainda pode circular mais tranquilamente pelo templo. Há guias que também trazem você até esse ponto da cidade, alguns ficam em frente à igreja e oferecem a oportunidade para aquele turista mais interessado em conhecer a história local!
[…] de peregrinos, romeiros e turistas visitam esta cidade anualmente em busca de milagres, cumprimento de promessas e experiências […]
[…] disputa sobre a fundação da cidade foi motivada pelos conservadores católicos não quererem aceitar a abordagem de Girão de que a criação do povo cearense teria sido feita […]