Início PASSEIOS Descubra o Tesouro Paleontológico do Ceará: A Chapada do Araripe

Descubra o Tesouro Paleontológico do Ceará: A Chapada do Araripe

1379

Você já ouviu falar da Chapada do Araripe, no Ceará? Se não, você está perdendo uma verdadeira joia natural! Esta região única do Brasil, que se destaca pelo relevo acidentado e pela fauna e flora exuberantes, é ainda mais especial por guardar um tesouro escondido: a sua riqueza paleontológica.

Venha conhecer este paraíso e desvendar os mistérios do passado geológico da região!

A Chapada do Araripe

O Ceará é conhecido por sua cultura diversificada e suas praias, mas também é lar de um dos depósitos de fósseis mais importantes do mundo: a Chapada do Araripe. Essa área é uma grande muralha verde que divide o Ceará dos estados vizinhos Piauí e Pernambuco e se destaca por ser um dos depósitos de paleontologia mais ricos e importantes do mundo.

A Chapada do Araripe
Exemplo de fóssil de Anhanguera santanae encontrado na região da Chapada. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

O depósito de fósseis da Chapada do Araripe foi responsável pela descoberta do maior pterossauro do hemisfério sul e o terceiro maior encontrado no mundo, com 8,5 metros de comprimento de uma asa a outra. Calcula-se que esses répteis pré-históricos sobrevoaram o continente americano há 110 milhões de anos.

Fauna Especial

Além disso, essa região abriga o Soldadinho do Araripe, um pássaro endêmico da região com crista vermelha.

Fauna Especial
Soldadinho-do-araripe, espécie endêmica da região. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Um verdadeiro tesouro animal.

Preservando o Tesouro Paleontológico

A preservação dos fósseis da Chapada do Araripe se dá devido às inúmeras fontes de água encontradas na região. Essas fontes mantêm a formação rochosa verde mesmo em períodos de seca, oferecendo assim um ambiente ideal para a preservação dos fósseis encontrados na área. Além disso, essas fontes também são responsáveis pelo abrigo do Soldadinho do Araripe.