Home PASSEIOS Descubra o Tesouro Paleontológico do Ceará: A Chapada do Araripe

Descubra o Tesouro Paleontológico do Ceará: A Chapada do Araripe

1897
0
Descubra o Tesouro Paleontológico do Ceará: A Chapada do Araripe
Paredão na Chapada. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Você já ouviu falar da Chapada do Araripe, no Ceará? Se não, você está perdendo uma verdadeira joia natural! Esta região única do Brasil, que se destaca pelo relevo acidentado e pela fauna e flora exuberantes, é ainda mais especial por guardar um tesouro escondido: a sua riqueza paleontológica.

Venha conhecer este paraíso e desvendar os mistérios do passado geológico da região!

A Chapada do Araripe

O Ceará é conhecido por sua cultura diversificada e suas praias, mas também é lar de um dos depósitos de fósseis mais importantes do mundo: a Chapada do Araripe. Essa área é uma grande muralha verde que divide o Ceará dos estados vizinhos Piauí e Pernambuco e se destaca por ser um dos depósitos de paleontologia mais ricos e importantes do mundo.

A Chapada do Araripe
Exemplo de fóssil de Anhanguera santanae encontrado na região da Chapada. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

O depósito de fósseis da Chapada do Araripe foi responsável pela descoberta do maior pterossauro do hemisfério sul e o terceiro maior encontrado no mundo, com 8,5 metros de comprimento de uma asa a outra. Calcula-se que esses répteis pré-históricos sobrevoaram o continente americano há 110 milhões de anos.

Fauna Especial

Além disso, essa região abriga o Soldadinho do Araripe, um pássaro endêmico da região com crista vermelha.

Fauna Especial
Soldadinho-do-araripe, espécie endêmica da região. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Um verdadeiro tesouro animal.

Preservando o Tesouro Paleontológico

A preservação dos fósseis da Chapada do Araripe se dá devido às inúmeras fontes de água encontradas na região. Essas fontes mantêm a formação rochosa verde mesmo em períodos de seca, oferecendo assim um ambiente ideal para a preservação dos fósseis encontrados na área. Além disso, essas fontes também são responsáveis pelo abrigo do Soldadinho do Araripe.