Home PASSEIOS Celebrando a Cultura de Juazeiro do Norte: Conheça a Obra de Padre...

Celebrando a Cultura de Juazeiro do Norte: Conheça a Obra de Padre Cícero, Seu Lunga e os Milagres do Nordeste!

864
0
Celebrando a Cultura de Juazeiro do Norte: Conheça a Obra de Padre Cícero, Seu Lunga e os Milagres do Nordeste!
Estátua do Padre Cícero na colina do Horto, em Juazeiro do Norte. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Juazeiro do Norte é um lugar único, rico em cultura e história. Sua cultura é abençoada por três grandes nomes: Padre Cícero, Seu Lunga e os Milagres do Nordeste. Vamos celebrar esses artistas, descobrindo como eles refletiram a cultura desta cidade do Ceará em suas obras. Venha conhecer e se encantar com esta cidade cheia de cor, magia e encanto!

Personagens Populares de Juazeiro do Norte

PersonagemDescriçãoReferências Culturais
Padre CíceroSacerdote católico considerado santo pelo povo cearense.Incentivou o desenvolvimento da cidade de Juazeiro do Norte.
Seu LungaFigura icônica da cidade conhecida como o “rei do mau humor”.Retratado em histórias de cordel e desenhos animados.

A Cultura de Juazeiro do Norte

O Ceará é um dos principais polos de manifestação cultural do Brasil, e a cidade de Juazeiro do Norte é uma destas referências nacionais. Esta cidade tem sido incentivada pelo Padre Cícero, considerado santo pelo povo cearense, para garantir trabalho e renda aos seus moradores.

As artes passadas de geração em geração e desenvolvidas em barro, madeira, couro, palha, ferro, gesso e literatura de cordel fazem parte da economia local.

Uma Cidade de Milagres

Juazeiro do Norte é considerada um dos principais centros de religiosidade popular do Brasil, juntamente à Aparecida (São Paulo) e Nova Trento (Santa Catarina).

Figura História: Seu Lunga

Milhares de peregrinos, romeiros e turistas visitam esta cidade anualmente em busca de milagres, cumprimento de promessas e experiências culturais.

Figura História: Seu Lunga
O próprio. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Outra figura icônica desta cidade é o seu Lunga, conhecido como o “rei do mau humor”, que já foi retratado em histórias de cordel e desenhos animados.

Quem foi Padre Cícero?

Padre Cícero foi um sacerdote católico brasileiro considerado santo pelo povo cearense. Ele incentivou o desenvolvimento da cidade de Juazeiro do Norte para garantir trabalho e renda aos seus moradores.