Home LITORAL OESTE Icarai de Amontada: um lugar para se desligar do mundo

Icarai de Amontada: um lugar para se desligar do mundo

23664
0
icarai de amontada

Já falamos aqui sobre Icaraí, que fica no próprio município de Amontada muito perto de Fortaleza. Dessa vez, vamos para outra parte do litoral que recebe o mesmo nome, mas que está um pouco mais distante que é a Praia de Icarai de Amontada, como os cearenses costumam chama carinhosamente icaraizinho, também é uma ótima opção para seu roteiro de férias. Conheça mais sobre sobre este destino.

A praia de Icaraí de Amontada é um dos mais lindos paraísos que você vai visitar enquanto estiver pelo Ceará.                                        a beleza aqui não é desmerecida pela vizinha mais famosa, a vila de Jericoacoara, que fica há aproximadamente 90 quilômetros de distância.

Icaraizinho, como os cearenses carinhosamente chamam essa praia, é um pequeno vilarejo, mas grandioso em cenário. Quando se chega aqui, dá até para esquecer que há um mundo inteiro acontecendo. Tudo é muito pacífico e suave nessa região.

Então, para que você não deixe esse destino de fora do seu roteiro de viagem, preparamos um pequeno guia para curtir Icaraí de Amontada sem medo, sem muitos gastos e sem erro! Confira.

Afinal, a Praia do Icaraí fica em Amontada ou e em Caucaia?

Você provavelmente já viu aqui no blog, vários textos falando sobre a Praia do Icaraí e citando como referência de localização, a cidade de Caucaia, que está na região metropolitana de Fortaleza.

Afinal, são duas praias com o mesmo nome ou não?

De fato, essa praia do Icaraí existe, é muito frequentada e também merece estar no seu roteiro de férias. No entanto, dessa vez, falamos de outra praia e, sim, elas têm o mesmo nome! Talvez seja exatamente por isso que os cearenses chamam uma pelo diminutivo: Icaraizinho.

Sendo assim, sempre que alguém lhe ofertar um passeio para a praia do Icaraí ou você estiver reservando um hotel para uma estadia na região, confira se a praia é no município de Caucaia ou de Amontada, como é o caso da praia que falamos neste post.

Agora que você já entendeu a diferença entre as duas, vamos às dicas

Cenário de filme de cinema!  

A costa da Praia de Icarai de Amontada tem apenas 24 quilômetros de extensão, mas parece gigantesca diante das belezas naturais que você encontrará aqui. É possível observar muitas dunas e alguns coqueirais e um mar sempre verde e com águas cristalinas.

Leia também sobre:

Passear por aqui é uma experiência única e incrível. Você também encontrará a antiga vila dos pescadores que deu origem à comunidade hoje. As casas ainda são mantidas na mesma simplicidade de antigamente e alguns moradores fazem questão de preservá-las exatamente dessa forma.

Não esqueça de registrar esses cantinhos, pois essa é uma das poucas praias do Ceará que não sofreram mudanças devido a alta de turistas na região.

 icarai de amontada

O que fazer em Icaraí de Amontada?

Mesmo que seja um vilarejo pequeno, Icaraí de Amontada tem muito o que oferecer aos turistas que estão na região. Aqui há passeios incríveis, a gastronomia é perfeita e ainda dá para praticar esportes! O destino ideal para você curtir as férias sozinho, com amigos ou com a família inteira!

Por isso, deixamos uma lista com os principais passeios para você aproveitar suas férias por aqui. Dá uma olhada.

1.Passeio de buggy

Icaraí de Amontada, praticamente é toda cercada de dunas. O passeio de buggy por aqui é quase que uma obrigação como o tradicional passeio de buggy em Cumbuco é uma necessidade para o turista.

Dá para ir para todos os lugares sobre o veículo, inclusive, conhecer as praias vizinhas, como Jericoacoara, que já falamos no início do post.

Você encontra facilmente bugueiros aqui, mas deixamos três dicas importantes que, com certeza, você já viu em outros posts:

1 – Evite contratar bugueiros que não estejam cadastrados na associação de bugueiros de Amontada. Isso garante que o veículo passa por revisões mecânicas frequentes e está com a documentação legalizada. Além disso, também certifica que aquele condutor passou por treinamentos necessários e não gerará riscos para a sua segurança. Você consegue identificar um bugueiro credenciado pelo certificado que ele recebe e deve estar no carro sempre ou por um selo da associação. Todos têm data de validade, atente-se a isso!

2 – Contratando esses passeios no seu hotel ou nas barracas de praia, há uma maior chance de ter um desconto. Os bugueiros sempre fazem parceria com esses locais e oferecem preços mais atrativos pela indicação. Portanto, pergunte antes!

3 – Mesmo com indicação, indicamos reservar com pelo menos 1 dia de antecedência. Como em Icaraí de Amontada não possui muitos buggueiros disponíveis, nos dias em que a lotação na cidade estiver maior, você pode não conseguir fazer o passeio. Assim que chegar na cidade, já faça a sua reserva!

2.Passeio de barco pelo mangue

O passeio de mangue é feito na Praia de Moitas, localizada a 6 km da Vila de Icaraizinho. O local possui um cenário espetacular, cercado por dunas e um manguezal.

Para chegar até aqui, é necessário atravessar o rio Aracatiaçu e o barco custa R$ 10 reais por pessoa (preço de julho de 2022), aceitando apenas dinheiro físico.

A partir do ponto de chegada, você pode contratar o passeio com os diversos guias que ficam na região.

O Rio Aracatiaçu, tem águas muito calmas e é cercado por uma mata conservada também uito bonita. O passeio do barco levará você até o incrível túnel que é formado no rio pelo mangue.

O passeio pelas Camboas, o nome desses túneis, tem vista incrível. A natureza intocada e os animais do mangue (os lindos caranguejinhos), faz ser um passeio inesquecível!

3.Passeio de quadriciclo

O passeio de quadriciclo funciona como o passeio de buggy, mas com a diferença que é mais vantajoso para quem está viajando sozinho ou quer uma liberdade maior para circular pela região.

Ele é muito solicitado por turistas que querem desbravar as praias de Icaraí de Amontada no final da tarde, para encontrar um pôr do sol maravilhoso.

Lembra das dicas que deixamos mais acima sobre o passeio de buggy? Essas mesmas regras valem para os triciclos. É só subir um pouquinho a tela e conferir novamente.

4.Ver o pôr do sol nas dunas

O pôr do sol é um atrativo que dá para aproveitar em toda a praia de Icaraí de Amontada. Só que é na Praia de Caetanos que fica o point para o final de tarde.

As pessoas vêm até aqui para conhecer os Lençóis Cearenses e ficam até o sol se por. A região é composta por um conjunto de dunas e lagoas, que fica ainda mais incrível durante o período de chuvas. É possível caminhar entre as dunas e aproveitar deliciosos banhos nas lagoas.

5.Outros passeios incríveis

Tire algumas horas do seu dia por aqui para conhecer a Vila dos Pescadores de Icarai de Amontada. Você com certeza cruzará com algum morador que estará sempre disposto a contar-lhe mais sobre a história local.

Icaraizinho também é point para praticantes de Windsurfe e Kitesurfe. Você pode aproveitar os bons ventos da região para curtir o esporte. Caso não tenha o seu próprio equipamento, instrutores por toda a orla que podem ajudar quanto a isso e também com orientações sobre a prática.

Vá também até o Vilarejo de Caetanos, muito pacatos e repleto de casinhas ainda no estilo colonial. Dá para aproveitar bastante e voltar para casa com muitas histórias para contar. Aqui você também encontra ótimos restaurantes com comida caseira, principalmente a base de camarão. Experimente!

Quais são as principais praias?

A região de Amontada é rica de várias praias e algumas delas já citamos ao longo do post. Mas se você é daquele turista que não dispensa desbravar os mares locais, listamos as principais praias do município, além de Icaraizinho, para você curtir muito!

1.Praia de Moitas

Como já citamos, a Praia de Moitas é ponto de partida para quem vai fazer o passeio no mangue. Só que aqui também dá para curtir bastante o mar, e com uma vista espetacular do rio Aracatiaçu!

A praia daqui é deserta, portanto, é indicado trazer a sua bebida e comida. No entanto, não é possível grandes volumes, já que para chegar na Praia de Moitas você precisa atravessar em um barco.

2.Ilha das Ostras

Aqui não é bem uma praia convencional, já que é localizada em uma parte do rio. A Ilha das Ostras é o nome de uma barraca muito antiga, que fica em frente ao Rio Aracatiaçu e é perfeito para estar em contato com a natureza, paz e tranquilidade.

Aqui são servidos os melhores frutos do mar, ostras e drinks da região! Para poder chegar até a barraca, é possível ir pelas dunas de buggy ou carros 4×4 ou pelo passeio de barco no rio Aracatiaçu.

3.Lagoa do Torto em Frexeiras

A Lagoa do Torto é a mais famosa de Amontada. Ela fica a 5 quilômetros de distância de Icaraizinho e, para alguns turistas, vale a aventura da caminhada até aqui.

É uma lagoa de águas limpinhas e com redes dentro da água. Tranquilidade e descanso.


icarai de amontada

Como chegar?

Você pode chegar aqui de três formas diferentes. Icarai de Amontada fica a quase 200 quilômetros de distância da capital, Fortaleza, mas tem vias de fácil acesso e muita sinalização.

Para os que vem de ônibus, na Rodoviária de Fortaleza você pode pegar qualquer executivo que chegue em Amontada, cidade principal da costa. Desse município, é possível pegar uma van ou ônibus locais para fazer o trajeto até a praia. Você também encontrará muitos serviços de taxis ou carros particulares que cobram pelo traslado.

Aos que querem chegar aqui de carro, basta seguir pela CE-085, também chamada de Via do Sol Nascente ou Rodovia Estruturante e se orientar pela sinalização que há na estrada. A viagem dura no máximo 1 hora e meia.

Se tiver um carro com tração nas quatro rodas ou puder alugar um dessa modalidade, indicamos que siga até a Praia da Baleia em Itapipoca, também pela CE-085 e, a partir daqui, chegue em Icarai de Amontada pela areia, conhecendo todo o litoral dessa região.

Você com certeza irá se apaixonar por essa praia. Se já veio aqui, deixe seu comentário e diz para nós o que achou do lugar e se tem mais algumas dicas que ficaram faltando no post!, conheça também outras lindas praias do litoral oeste como Praia do Farol Paracuru e Praia do Pecém Ce.

Muito importante: todos os valores citamos no conteúdo acima, foram apurados em julho de 2022. Eles podem sofrer alteração ao longo dos meses.