Início PASSEIOS Passeio de Jangada no Ceará: Muita diversão para toda a familia

Passeio de Jangada no Ceará: Muita diversão para toda a familia

9752

O passeio de jangada está presente em quase todas as cidades litorâneas do nosso país. No Nordeste, ele tem uma representatividade ainda maior, sendo simbolismo da cultura da região. Para quem está no Ceará e procura esse tipo de diversão, encontrará alguns pontos certos.

Infelizmente não é toda praia ou lagoa que permite essa aventura. Saber desse detalhe é muito importante para a sua segurança. Sabendo disso, pesquisamos os melhores points para passeio de jangada e algumas dicas de como se divertir sem riscos. Confira no post.

Jangada e barco são a mesma coisa?

É comum que haja uma pequena confusão com esses dois tipos de passeios. É comum você encontrar empresas ofertando passeio de jangada e passeio de barco no Ceará e pensar que são a mesma coisa. Na verdade, não.

Leia também sobre:

O barco é uma embarcação maior, destinada à pequenos e grandes passeios. Dependendo do modelo, podem acomodar de 20 a 100 pessoas. Eles também têm uma estrutura mais completa. Os barcos podem ter, inclusive, pequenas cozinhas para atender os passageiros.

Já as jangadas são bem menores, geralmente utilizadas por pescadores, mas que por aqui também realizam passeios turísticos. Elas são totalmente de madeira e alguns modelos são semelhantes às pranchas de surfe, só que gigantes. A capacidade de uma jangada também é bem menor. Dependendo do modelo, podem acomodar de 2 a 4 pessoas, precisando considerar o peso de cada uma.

Como é o passeio de jangada no Ceará

O passeio de jangada pode ser feito no mar ou na lagoa. A primeira opção, porém, exige que as águas sejam mais tranquilas, sem ondas muito fortes e grandes.

As saídas geralmente acontecem mediante o pedido do turista. Raramente há hora marcada para um passeio de jangada, o que já pode acontecer com os barcos. Em alguns casos, o jangadeiro pode sair para o passeio apenas com um viajante, geralmente quando ele está sozinho. Contudo, a maioria espera a lotação completa da jangada para realizar o trajeto.

A duração também varia bastante. Há passeios de jangada que têm duração de 1 ou 2 horas. Caso tenha paradas para mergulho, indicamos o passeio de duas horas. Dessa forma você fica mais confortável para aproveitar o mar da região.

Onde encontrar

A melhores das praias do Ceará têm passeio de jangada. A Praia do Cumbuco e de Canoa Quebrada têm o passeio como cartão-postal. Praticamente todo turista que vem por aqui opta por essa aventura. Além dessas praias, também indicamos a Praia do Iguape, a Praia da Caponga, a Praia da Redonda 

E entre as lagoas que você encontrará passeio de jangada, podemos destacar a Lagoa de Uruaú Beberibe e a Lagoa do Paraiso em Jericoacoara.

Dicas Importantes para fazer um passeio Seguro e Divertido

Antes de contratar um passeio de jangada, você precisa estar atento para algumas questões de segurança:

  • Sempre confira as condições da embarcação, caso perceba que há rachaduras ou outros danos, recuse o passeio;
  • Jamais saia para o seu passeio de jangada sem um colete salva-vidas;
  • Todos os jangadeiros credenciados pela prefeitura da cidade estão devidamente regularizados. Procure um profissional dessa categoria, mesmo que ele cobra um pouco mais pelo serviço. Contudo, ele obedece a todos os critérios de segurança necessários para um passeio divertido;
  • Caso esteja viajando em grupo, consulte o seu hotel para saber se não há um possível desconto com jangadeiros da região;
  • Consulte o hotel também para conferir se eles não indicam um jangadeiro ou um pacote de serviço;
  • Evite querer sair da rota do jangadeiro. Elas são pensadas para a sua segurança.

Seguindo as dicas acima, certamente você fará um ótimo passeio de jangada no Ceará.

O que achou das nossas dicas? Não deixe de colocar o passeio de jangada como item importante no seu roteiro de viagem! Se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário!