Home Cultura Cearense Descubra 4 curiosidades sobre o Ceará: Uma viagem pelo passado, presente e...

Descubra 4 curiosidades sobre o Ceará: Uma viagem pelo passado, presente e futuro!

1415
0
Descubra 4 curiosidades sobre o Ceará: Uma viagem pelo passado, presente e futuro!
Açude de Orós sangrando em 2017. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Há muito mais para o Ceará do que as belas paisagens e praias de tirar o fôlego. O estado possui uma história rica, cheia de personagens e fatos curiosos, que vão desde a colonização até agora. Se você ama o Ceará, prepare-se para descobrir o que o estado tem de melhor!

Aqui, você explorará as principais histórias, os motivos que tornaram o Ceará tão importante e as grandes promessas para o futuro.

4 curiosidades sobre o Ceará

O Ceará é um dos maiores estados do Nordeste e tem muito a oferecer para os seus visitantes. Desde seu patrimônio cultural até seus depósitos de fósseis, o estado surpreende com sua riqueza de informações e pontos turísticos. Neste artigo, descubra 4 curiosidades sobre o Ceará que vão te ajudar a conhecer melhor esta terra de sol.

O Ceará abriga um dos maiores depósitos de fósseis do mundo

Localizado na Chapada do Araripe, este sítio é famoso por sua preservação dos esqueletos e seu maior pterossauro do Hemisfério Sul e terceiro maior do mundo, com 8,5 metros de comprimento.

O Ceará abriga um dos maiores depósitos de fósseis do mundo
Exemplo de fóssil de Anhanguera santanae encontrado na região da Chapada. Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Além disso, é lar do Soldadinho do Araripe, um pássaro endêmico de crista vermelha descoberto em 1996.

O Açude de Orós é uma das maiores barragens brasileiras

Construído no governo de Juscelino Kubitschek, este açude tem capacidade para 2,1 bilhões de m³ de água e é maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. No entanto, mesmo sendo uma das maiores barragens brasileiras, ela não é suficiente para impedir que a cidade que a abriga seja atingida pela seca.

Juazeiro do Norte é um importante centro cultural e religioso

Esta cidade é famosa por ser a terra do Padre Cícero, que incentivou o artesanato na região para proporcionar renda aos moradores. Por isso, encontramos tanta arte transmitida de geração em geração sob a forma de barro, madeira, couro, palha, ferro e gesso. Além disso, Juazeiro do Norte é um importante centro de religiosidade por receber fiéis de todo o Brasil em busca de milagres e cumprindo promessas.

Seu Lunga: O homem mais mal humorado do mundo

Morador de Juazeiro do Norte, ele é conhecido pelas respostas do tipo “paciência zero” às perguntas e já virou tema até de teses e monografias.