Início PASSEIOS Museu da Fotografia de Fortaleza: reúne cultura, arte e história

Museu da Fotografia de Fortaleza: reúne cultura, arte e história

4973

O Museu da Fotografia de Fortaleza é relativamente novo, se compararmos com outros espaços culturais da cidade. Ele foi projetado por um instituto local e inaugurado em março de 2017 para visitação. Considerado o maior acervo da América Latina, o local é uma ótima dica de passeio para quem está pela capital cearense.

No post abaixo preparamos dicas e mais informações sobre o museu e como fazer para visitá-lo. Confira.

O espaço

O antigo prédio do Instituto Brasil – Estados Unidos (Ibeu) foi escolhido para abrigar o Museu da Fotografia de Fortaleza. O espaço tem 2.500 metros quadrados no total e foi completamente revitalizado, ganhando um ar completamente moderno para receber o acervo.

Leia também sobre:

O museu conta com três andares. No primeiro, é possível encontrar um café, uma sala de pesquisa, uma biblioteca, uma livraria e a primeira exposição criada para a inauguração do prédio.

No segundo piso, o visitante encontra outra exposição fixa, a Jogos de Olhares, com cliques de Man Ray, Fernando Lemos, Dorothea Lange e outros nomes importantes da fotografia moderna e contemporânea.

Museu da Fotografia de Fortaleza
Fonte da imagem: Glamurama.uol.com.br

O terceiro andar foi completamente dedicado aos artistas do Norte e do Nordeste. Aqui você encontra imagens de José Medeiros, Chico Albuquerque e Mario Cravo Neto.

Além das exposições fixas, o visitante ainda tem a oportunidade de participar de oficinas de fotografia, palestras, workshops e exposições temporárias. Dá para acompanhar toda a programação através do site do Museu da Fotografia.

O acervo do Museu da Fotografia

O responsável pelas mais de duas mil imagens que formam o acervo do Museu da Fotografia, é o empresário Silvio Costa. A paixão de Silvio, juntamente com a sua coleção, começou com a imagem da menina afegã, famosa fotografia de Steve McCurry e que foi premiada diversas vezes ao redor do mundo.

Museu da Fotografia de Fortaleza
Fonte da imagem: Opovo.com.br

A partir dessa imagem, Silvio Costa começou a colecionar cliques de outros artistas, assim como livros sobre fotografias e diversos documentos. Em 2014 ele recebeu o convite para criar o museu e, nos três anos seguintes, fez a curadoria para iniciar o projeto.

Todas as peças e os espaços, são administrados pelo Instituto Paula e Silvio Frota, que detém poder sobre o acervo e toda iniciativa do museu.

Como chegar no Museu da Fotografia de Fortaleza

O Museu da Fotografia está aberto de quarta até domingo, das 12h até as 17h. O prédio fica na Rua Frederico Borges, número 545, no Bairro Varjota. Se você está hospedado no início da Avenida Beira Mar, consegue chegar até aqui caminhando cerca de 15 minutos. Do contrário, pode ter acesso ao museu de ônibus ou carro, com acesso facilitado para ambos.

A administração do Museu da Fotografia ainda indica que grupos reservem a sua visita antecipadamente, pelo número (85) 3017-3661. O local disponibiliza um guia, que conta a história de cada acervo e outros detalhes do museu. Os grupos precisam ter no mínimo 10 pessoas no máximo 40. Esse telefone também pode ser acessado para mais dúvidas ou informações.

Animado para conhecer o Museu da Fotografia de Fortaleza? O que achou da dica de passeio? Comente!