Home Cultura Cearense Conheça a Riqueza do Artesanato Cearense!

Conheça a Riqueza do Artesanato Cearense!

633
0
Conheça a Riqueza do Artesanato Cearense!
Bonequinhos de barro. Fonte/Reprodução: original.

Mergulhe no coração do Nordeste brasileiro e descubra os incríveis tesouros escondidos no artesanato cearense! Desde peças tradicionais às mais modernas, os artistas locais têm muito a oferecer aos visitantes que buscam conhecer e admirar a cultura e as tradições do Ceará. Venha conhecer técnicas diversas e obras de arte únicas, que irão surpreendê-lo e encantá-lo!

Técnicas Artesanais e suas Origens

TécnicasOrigemProdutos
Cerâmica CozidaAfricanaDecoração de Casa
Barro, Corda, PalhaÍndiosDecoração de Casa
Renda e LabirintoPortuguesaBlusas, Vestidos, Panos de Bandeja
CouroPecuáriaSandálias e Sapatos
Artesanato TêxtilFio de AlgodãoRedes e Mantas

O Artesanato Cearense!

O Ceará é um lugar de riqueza artística e histórica. Com heranças de três raças que constituem o povo cearense, negros, índios e portugueses, o artesanato local é uma arte milenar que exige muita paciência e que é comumente praticada pelas mulheres.

Peças como a renda de bilbo, bordados, cerâmica cosida, barro, corda, palha e couro são alguns dos trabalhos artesanais que podem ser encontrados na região.

Uma Variedade de Trabalhos Artesanais

A cerâmica cozida veio dos africanos, mas também há trabalhos feitos com barro, corda e palha dos índios. Já dos portugueses, herdou-se a renda e o labirinto. Estas peças podem ser usadas para decorar casas e cozinhas, além de servirem como blusas, vestidos e panos de bandeja.

Uma Variedade de Trabalhos Artesanais
Artesanato de palha indígena. Fonte/Reprodução: original.

A significativa participação da pecuária e da exportação de couro na economia do Ceará explica a rica variedade de peças artesanais elaboradas com esse material, como sandálias e sapatos. O artesanato têxtil tem como principal característica à produção de redes e mantas.

Encontre Artesanato no Ceará

Em Fortaleza, 626 artesãos vendem confecções, rendas, comidas típicas, garrafas de areia, quadros, bordados, talhas em madeira, redes, objetos em barro e outras formas de artesanato no calçadão dos locais mais badalados da cidade. Além disso, existem centros de artesanatos como o Ceart, Mercado Central e Centro de Turismo.

Onde é possível encontrar os produtos?

O artesanato cearense pode ser encontrado nos mercados locais e nos principais pontos turísticos da cidade. Estes mercados oferecem uma grande variedade de produtos artesanais feitos por artistas locais que representam as culturas ancestrais da região.