Home Gastronomia Cearense Experimente a Delícia da Gastronomia Cearense!

Experimente a Delícia da Gastronomia Cearense!

448
0
Experimente a Delícia da Gastronomia Cearense!
Carne de sol com macaxeira frita. Fonte/Reprodução: original.

Você já ouviu falar dos sabores de um dos mais ricos patrimônios culturais do Brasil? A gastronomia cearense é repleta de delícias que vão te deixar com água na boca! Venha conhecer esta culinária única e rica em sabor, sendo tão tipicamente cearense!

Experimente a Delícia da Gastronomia Cearense!

O Ceará é conhecido por suas praias deslumbrantes, mas o que muitos não sabem é que a capital Fortaleza oferece algo mais: uma gastronomia irresistível.

Com pratos à base de frutos do mar, como peixes, ostras, camarões e lagostas, bem como iguarias locais preparadas com carne-de-sol temperada com sal grosso, paçoca e macaxeira entre outros, Fortaleza oferece uma experiência gastronômica única para os visitantes.

Delícias à base de frutos do mar

A lagosta é o símbolo da culinária cearense e pode ser encontrada em quase todos os restaurantes. Estes podem servir a lagosta grelhada, cozida em água e sal ou em pratos sofisticados, acompanhada de manteiga de garrafa. Outro sabor característico da região são os caranguejos, que podem ser encontrados nas barracas à beira-mar.

Uma das melhores opções é a caranguejada: caranguejos cozidos em água, sal e temperos. O camarão também é um ingrediente comum na culinária cearense e pode ser encontrado em pratos como a caldeirada (camarão ensopado com verduras, legumes e temperos fortes).

Iguarias locais

Além dos frutos do mar, outros ingredientes típicos da região incluem carne-de-sol temperada com sal grosso, paçoca (carne de sol torrada e pisada em pilão com farinha, cheiro verde e cebola roxa), macaxeira e cebola. A cachaça é a bebida tradicionalmente servida para acompanhar os pratos locais.

Outras iguarias típicas incluem panelada (cozido de vísceras com mocotó do boi), baião-de-dois (arroz, feijão, manteiga e queijo combinados), feijão verde e pargo frito. Quando se trata de sobremesas, existem doze frutas típicas para escolher (castanha de caju, coco, seriguela, caju, sapoti, cajarana, graviola, manga e pindoba), que podem ser apreciadas na forma de sucos, batidas, geleias e sorvetes.

Qual bebida é servida para acompanhar os pratos locais?

A cachaça é a bebida tradicionalmente servida para acompanhar os pratos locais.

Quais são as sobremesas típicas da região?

As sobremesas são feitas com as frutas típicas da região: castanha de caju, coco, siriguela, caju, sapoti, cajarana, graviola, manga e pindoba. Elas podem ser apreciadas na forma de sucos, batidas, geleias e sorvetes.