Início PONTOS TURÍSTICOS Praça dos Mártires: Um passeio pelos primeiros anos da história de Fortaleza

Praça dos Mártires: Um passeio pelos primeiros anos da história de Fortaleza

8603

A Praça dos Mártires foi a primeira grande praça a ser inaugurada em Fortaleza. Era 1864 e a capital passava por grandes estruturações.

Esse local primeiro foi chamado de Campo da Pólvora. Anos mais tarde, ganhou o nome Largo de Fortaleza, Largo do Paiol e diversos outros nomes.

Foi em 1879 que a praça ganhou o formato que é hoje e foi apelidada de Passeio Público. Era aqui que pessoas de todas as classes sociais vinham aproveitar seus domingos e finais de tarde. Até hoje o Passeio Público é um lugar com ares boêmios e um aconchego diferente.

Essa parada faz parte do city tour que é feito pelo centro da cidade e vale a pena conhecer nas suas próximas férias. Veja as dicas no post.

Importância histórica

A Praça dos Mártires foi toda construída em um estilo mais neoclássico, com uma arborização bastante densa. A árvore mais antiga e importante do Passeio Público é o baobá, que está aqui desde a inauguração do local. Diz a lenda local que essa árvore foi um presente de Antoine Saint-Exupéry, em uma de suas viagens pela América. Contudo, não há registros sobre isso.Praça dos Mártires

Programação

A Secultfor – Secretaria de Cultura de Fortaleza, juntamente com a prefeitura local, criou uma programação especial para a Praça dos Mártires. Até 2007 esse espaço ficou bastante abandonado, sendo evitado por muitos moradores

Contudo, a beleza e a importância do Passeio Público ainda estava por aqui. Após a revitalização que aconteceu em 2007, o cenário mudou bastante.

Leia também sobre:

Por exemplo, essa foi a primeira praça conectada de Fortaleza, onde visitantes podem acessar a internet gratuitamente, através de um serviço de banda larga de 4 MB.

O Passeio Público também ganhou o projeto Sol Maior. Todos os sábados, alguns instrumentistas do Ceará tocam gratuitamente para quem está visitando a praça. As apresentações têm início ao meio dia e vão até o final da tarde.

Piquenique no Passeio

Além da programação acima, ainda há um atrativo que é, talvez, o mais conhecido da Praça dos Mártires: o Piquenique no Passeio. Todos os domingos, a partir das 9 horas há uma programação infantil especial com apresentações, shows e muita brincadeira.

É comum ver grupos de mães que se reúnem por aqui toda semana e promovem a diversão dos pequenos. Se você está viajando com crianças, não pode deixar de conhecer.

Como chegar na Praça dos Mártires ou Passeio Público de Fortaleza

O acesso até a Praça dos Mártires não é difícil. Para que está visitando o Mercado Central, a 10ª Região Militar (Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção) e a Catedral Metropolitana de Fortaleza, dá para chegar até o Passeio Público caminhando. 

A praça está ao lado da Santa Casa de Misericórdia e em frente a Emcetur, na Rua Dr. João Moreira S/N. Dá para chegar aqui de ônibus e de carro. Quem tem seu próprio veículo, há lugares para estacionar.

Gostou de conhecer mais da Praça dos Mártires? Comente!