Se tem um lugar em Fortaleza onde a arte e a cultura se encontra ao mesmo tempo, esse cantinho é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Sendo considerado um dos maiores do Brasil, esse espaço é ponto de encontro da galera jovem, adulta e até mesmo de meia idade que moram ou estão de passeios em Fortaleza.
Inaugurado em Abril de 1999, vem sendo, até hoje, a principal referência para eventos que acontecem na cidade. Praticamente todos os caminhos levarão você ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura enquanto estiver de férias na cidade. Saiba o porquê.
Leia também sobre:
- Mercado Central de Fortaleza
- Catedral Metropolitana de Fortaleza
- Teatro José de Alencar
- Arena Castelão
Quem foi Dragão do Mar
Francisco José do Nascimento foi um jangadeiro cearense que lutou pela abolição da escravatura e se tornou uma das mais importantes personalidades históricas do estado, figurando também entre as brasileiras.
O Ceará foi o estado pioneiro no movimento abolicionista, o que fez com que a cidade recebesse o nome de Terra da Luz. E foi Dragão do Mar, apelido de Francisco José, quem deu força ao nascimento.
Estrutura do Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura conta com 30 mil metros quadrados ao todo, onde você encontrar alguns dos espaços abaixo:
– Museu da Cultura Cearense
São seis salões que mostram de diferentes formas a cultura do povo cearense. Essa é contata através de obras de artes de artistas locais que mantém seus trabalhos em exposições fixas e temporárias. Ainda há um espaço que conta com documentos importantes para a história do estado.
– Planetário Rubens de Azevedo
Considerado um dos mais modernos do mundo, esse planetário foi todo construído a partir de tecnologia alemã. Você encontra um acervo significante sobre o nosso espaço, além de locais par observação. Esse é o único planetário do Brasi que consegue projetar um arco-íris através de projetores de multimídia.
– Museu de Arte Contemporânea
Onze salas, que totalizam 700 metros quadrados, contam a história da arte contemporânea do Ceará. Aqui também acontecem exposições fixas e temporárias, dos mais variados artistas. Além dessas, ainda há um espaço para pesquisas e estudo com acesso liberado para estudantes e profissionais.
Além dos espaços acima, que são aqueles que mais se destacam no Dragão do Mar, você ainda encontra salas de teatro, cinema dragão do mar, um anfiteatro, uma praça verde onde acontecem shows e feiras, restaurantes, bares e boates. É um espaço que vai agradar todas as idades.
Você pode conhecer o espaço ainda mais através do site do Dragão do Mar, onde é possível encontrar datas e horários para exposições, como é o funcionamento e toda a programação do lugar.
Vida Noturna do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Além do próprio Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nos arredores você ainda encontra as principais baladas de Fortaleza. A Boate Donna Santa, por exemplo, é a maior boate para o público GLS da cidade. Também tem o Armazém, um espaço para shows de pop e rock.
O Dragão do Mar Fortaleza fica na Praia de Iracema, na avenida que leva o mesmo nome do centro cultural.
[…] começar pela Praia de Iracema, onde dá para conhecer muito sobre a história de Fortaleza. Aqui, o Centro de Cultura e Arte Dragão do Mar é o maior atrativo. Tanto de dia como durante à noite, você encontra o que aproveitar. Dá para […]