Praia do Mucuripe: Musicalidade e boemia

0
1459
praia do mucuripe

Até a década de 40, o bairro do Mucuripe era apenas uma pequena vila de pescadores. Há ainda alguns registros de historiadores que foi exatamente nessas terras que uma navegação espanhola ancorou antes de 1500, mas não decidiu colonizar de fato o Brasil a partir de cá. Foi com a construção da Igreja de São Pedro, que as primeiras casas também começaram a aparecer. Hoje, a Praia do Mucuripe é uma das mais tradicionais e famosas de Fortaleza.

Apesar de não ser uma boa praia para banho, você pode ainda aproveitar os bares, restaurantes e também o cenário da Praia do Mucuripe. Veja o que fazer por aqui.

Leia também sobre:

Atrativos da Praia do Mucuripe

Parte da Avenida Beira Mar, que corta a orla de Fortaleza, também passar na Praia do Mucuripe. Na verdade, essa avenida finaliza no bairro e você percebe facilmente a mudança de ares quando chega nessa parte da cidade.

Enquanto no bairro Meireles – bairro vizinho ao Mucuripe -, os grandes e modernos prédios, restaurantes de culinária internacional e outras construções do tipo ganham destaque, na Praia do Mucuripe acontece justamente o contrário. Algumas poucas casinhas ainda podem ser observadas e outras transformaram-se em restaurantes.

Não deixe de experimentar a peixada do Restaurante Peixada do Meio, mais antigo do bairro. O senhor Alfredo – dono do estabelecimento – é um dos antigos moradores do Mucuripe e personalidade marcante para quem vem conhecer a região. Ele com certeza tem ótimas histórias para contar.

No Mercado dos Peixes, reformado no início de 2016, você compra peixes e frutos do mar fresquinhos e por valores super atrativos. Se não tiver como prepará-los em casa, há barracas que providenciam isso para você. Sentar à beira-mar, petiscar aquele peixe ou camarão recém-pescado acompanhado com uma cerveja gelada é um dos programas preferidos dos cearenses.

No final da Praia não deixe de fazer uma visita na Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Aos domingos, as ruas ao redor da igrejinha se fecha para uma quermesse ainda no modelo antigo. De dia, uma feira de alimentos com frutas, verduras e carnes. No período da noite, comidinhas, bebidas e música ao vivo.

Estátua de Iracema

Pesquisadores e historiadores contam que foi exatamente aqui, na Praia do Mucuripe, onde se passou o romance entre Martin e Iracema, do livro de José de Alencar. Aqui você encontrar ainda uma estátua em homenagem à índia mais famosa da literatura. O lugar é ponto de parada para turistas registrarem seus momentos. Essa estátua foi a primeira, das três que existem em Fortaleza, construída nos anos 70.

praia do mucuripeCenário

O cenário da Praia do Mucuripe é um dos mais lindos da cidade de Fortaleza. Você tem a combinação da natureza e dos barquinhos de pescadores que ficam ancorados por aqui todos os dias. Também é possível encontrar jangadinhas que te levam para um passeio pela orla. É só chegar e conversar com os inúmeros pescadores que vivem na região.

praia do mucuripeGostou das dicas sobre a Praia do Mucuripe? Não deixe de conferir ainda mais sobre Fortaleza em nosso site!

 

Compartilhe

Comentários