Tirolesa no Ceará : O que é e onde encontrar no litoral Cearense

0
1849
tirolesa

Você sabia que a Tirolesa no Ceará é a segunda maior do Nordeste? Uma das atividades esportivas mais praticadas por amantes do ecoturismo, a tirolesa também é encontrada no Ceará. É fácil descer de altas dunas, árvores ou montanhas do estado a partir dessa corda e trazer muito mais adrenalina para suas férias.

O que acha de se aventurar um pouco mais pelo Ceará? Há pontos perfeitos para fazer tirolesa e aproveitar muito mais a sua viagem.

O que é exatamente uma tirolesa?

O aparelho chama-se, na verdade, Tirol. Consiste em um cabo bastante resistente, geralmente feito aço e outro metais envolta. Esse fica suspenso por outros dois cabos paralelamente dispostos. A partir do salto, a pessoa pode descer de alturas incríveis e passar de um ponto até outro presa apenas nesse aparelho.

Leia também sobre:

O nome foi dado porque o esporte foi criado em uma região chamada Tirol, que fica na Áustria. Não demorou muito para ganhar a sua versão aportuguesada e a prática se espalhar por todo o Brasil. É muito comum ver pontos de tirolesa no Nordeste e aqui no Ceará os lugares são verdadeiramente incríveis!

Onde encontrar no Ceará

Você encontrará diversos pontos de tirolesa no Ceará. Destacamos aqueles que consideramos os principais:

  •         Apoena Ecopark: essa é a maior tirolesa de todo o estado. Localizado na Serra da Pacatuba, o parque por inteiro é uma ótima atração para toda a família. É possível encontrar piscinas, trilhas, área para refeição e, claro, a tirolesa. Existem diversos pontos para salto, que variam de acordo com a idade da pessoa;
  •         Canoa Quebrada: do alto das falésias dessa praia você também encontra alguns pontos de tirolesa para saltar. Geralmente os turistas também buscam por aquelas onde o salto final é dentro de pequenas piscinas naturais. Também há tirolesas para todas as idades;tirolesa no ceará
  •         Praia do Cumbuco: o vento local e as dunas imensas proporcionam bastante os pontos de tirolesa da Praia do Cumbuco. Você encontra por toda a costa indicações desses passeios e também de skibunda. Vale muito a pena conferir;tirolesa no ceará
  •         iPark: em Maranguape você encontra um parque muito charmoso e bastante frequentado por cearenses. O iPark é o xodó dos moradores desse estado devido sua estrutura e belezas naturais. Aqui também há um ponto para salto de tirolesa e é onde você encontra o Museu da Cachaça, que já comentamos em outro post;
  •         Parque Handara: a serra mais famosa de todo o Ceará também tem um parque com estrutura para salto de tirolesa. Guaramiranga fica pertinho da capital e você pode aproveitar todas as atrações dessa pequena cidade, rica em natureza e cultura.

Dicas Importantes 

Apesar de o equipamento ser totalmente seguro, é importante sempre respeitar as normas de segurança local. Idade e peso, por exemplo, precisam ser levados em conta. Não é qualquer pessoa que pode, infelizmente, saltar de tirolesa. Caso tenha dúvidas, não hesite em questionar no local se você ou outra pessoa estão aptos.

Já saltou ou tem vontade? Conta para nós nos comentários!

Compartilhe

Comentários