Jericoacoara: o paraíso escondido no Ceará

0
2217
jericocoara

A pequena vila de pescadores da  de Jericoacoara, no noroeste cearense, era apenas uma simples comunidade até a década de 80. Em 1985, o turismo passou a ser explorado aqui por visitantes que chegavam até Jijoca ou Camocim. Antes inacessível e escondida entre dunas, hoje é o destino preferido de milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. Paraiso dos mochileiros, se você gosta de praias paradisíaca, vai se apaixonar por “Jeri”. Destacamos algumas dicas de passeio e pontos turísticos para a sua viagem.!

Pontos turísticos em Jericoacoara

Pontos turísticos não faltam em Jericoacoara. É indicado que você fique pelo menos dois dias inteiros para poder conhecer os principais. Indicamos ainda que contrate um guia – que de preferência seja um bugueiro, se você não tem carro com tração nas quatro rodas -, para ter a chance de conhecer os lugares certos, mesmo que com pouco tempo de férias.

                       Leia também sobre:                                                     

Praia de Tatajuba

Pequena e bem gostosa de se passar o dia, principalmente se você gosta de praias mais tranquilas. O mar de Tatajuba é sempre uma calmaria só. As dunas favorecem a prática do esquibunda e do sandboard. Aqui também existe uma cidade que foi soterrada pela areia mas que você pode visitar algumas ruínas. É um passeio muito interessante!

praia de jericoacoara
praia de tatajuba um paraíso

Parque Nacional dos Cavalos Marinhos

Jericoacoara é uma das principais áreas de mangues onde vivem cavalos marinhos de várias

espécies. A entrada no Parque Nacional dos Cavalos Marinhos

praia de jericoacoara
cavalo marinho

custa apenas 10 reais (em

março de 2016) e se você viaja em família com crianças, elas vão adorar!

Mangue Seco

Na verdade são vários Mangues Secos em Jericoacoara. Só tem uma forma de você chegar até aqui, que é através de balsas. É preciso também contratar um bugueiro para percorrer a área ou um guia avulso, caso você tenha seu próprio automóvel.

praia de jericoacoaraO nome se dá porque é uma área onde antigamente existiam mangues, mas que secaram pelo desgaste da área. Ainda assim, esses pontos ficaram atrativos para turistas e formam um cenário lindo!

Claro que tem muito mais a se visitiar em Jericoacoara, mas você com certeza descobrirá diversos cantinhos que não entraram para essa lista enquanto estiver pela vila.

Estrutura

Jeri é completa, mas não espere uma super estrutura na vila. Você encontra exatamente tudo o que precisa para suas férias, mas de uma forma mais rústica e simplificada. Em cantinhos mais afastados, alguns resorts e hotéis mais luxuosos já foram construídos, mas no centro de Jericoacoara, predominam as pousadas e hostels.

praia de jericoacoara
vila de jeri

Onde ficar 

Há muitas opções de hospedaria e restaurantes de Jericoacoara. A vila apesar de pequena é bastante completa. Há muitas opções de casa de veraneio para quem está viajando em grupo ou quer um espaço mais reservado. As diárias variam de acordo com a proximidade do centro de Jericoacoara.

Para quem procura mais luxo, a melhor opção para a viagem pode ser o Hotel Essenza, considerado um dos mais requintados do Brasil. Já para quem quer uma opção confortável e barata o Hotel Jeri é nossa indicação. A localização também é muito boa, na Rua das Dunas, bem ao centro da vila.

Além das duas dicas acima, você ainda tem a opção de hostels, que estão espalhados por todo o centro de Jericoacoara. O Camping do Natureza é aquela sugestão para os viajantes com pouco orçamento ou que gostam de acampar em uma área mais verde. A diária é bastante barata e a recepção bem calorosa.

Lugares para comer são bem comuns tanto no centro como nas partes mais afastadas da Praia de Jericoacoara. É bem comum que você veja os restaurantes da vila fechados durante o dia. A maioria só abre para o pôr do sol.

Onde comer

Para almoço o mais indicado é buscar as barracas de praia ou os restaurantes à beira-mar. O Club Ventos é a nossa dica para essa refeição, pois além de ter uma variedade incrível de alimentos, ele é a quilo, permitindo que você experimente os deliciosos pratos do local.

O Alchymist Beach Club é hoje o restaurante e a barraca de praia mais popular de Jericoacoara. Ele fica na Lagoa do Paraíso e, apesar de ser mais caro, vale a pena conhecer.

Como chegar

Chegar em Jericoacoara pede muito a sua atenção. Apesar de já ter um acesso facilitado, ainda é necessário um veículo com tração nas quatro rodas para ultrapassar as dunas. Se você tem um veículo comum, pode ir até Jijoca e pegar uma jardineira. Contudo

explicaremos todo o processo.

De ônibus, dá para pegar uma linha na rodoviária de Fortaleza. O preço da passagem custa em média 55 reais (março/2016). Ao chegar em Jijoca, você precisa contratar uma jardineira no centro, que varia muito de valores.  Se quiser ir direto, pode alugar um veículo 4×4 ou um transfer que é facilmente encontrado na avenida Beira Mar, em Fortaleza. O acesso até a praia é bem simples e sinalizado.

 

Compartilhe

Comentários