Lagoa de Parnamirim: o paraíso escondido na Praia do Cumbuco

0
1930
lagoa de parnamirim
paisagem exuberante da lagoa

A Praia de Cumbuco, no município de Caucaia, guarda muita beleza em toda sua extensão. As dunas da região são conhecidas e, entre elas, você encontra algumas lagoas que também se tornaram atração turística com o tempo. A Lagoa de Parnamirim é um desses cantinhos especiais. Essa é a lagoa mais famosa do município e passar um tempo aqui vale muito a pena. Veja o porquê!

Atrativos da Lagoa de Parnamirim

O principal atrativo da Lagoa de Parnamirim é o Skibunda, muito comum em todo o Ceará. Trata-se de uma prancha de madeira, similar a prancha de esqui – por esse motivo o nome – onde as pessoas escorregam sobre as dunas, sentadas nelas. É bem divertido e no final há as águas mornas da lagoa esperando para aquele mergulho.

Lagoa de Parnamirim
Skibunda

Também é possível praticar Kitesurfe nas águas da lagoa. O esporte é muito comum em toda a Praia do Cumbuco e as águas dessa região favorecem bastante para que profissionais e amadores optem por circularem com suas pranchas por aqui. Se você é fã do esporte, mas não tem o material necessário para prática, não precisa se preocupar. Há escolinhas e profissionais que alugam tudo para que sua visita à Lagoa de Parnamirim seja ainda mais divertida.

Leia também sobre:

Estrutura e Cenário

Não há estrutura de barracas na Lagoa de Parnamirim. Diferente de muitas outras do litoral cearense, aqui você só encontra mesmo os poucos pontos para descida de esquibunda. Recomendamos que leve seu próprio isopor com bebidas e lanches mas sem esquecer de recolher todo o lixo depois. Manter a duna e as águas da lagoa sempre limpas também ajuda na preservação do meio ambiente e na manutenção da atração.

Quem não tem fôlego para subir a duna de 20 metros que cerca a lagoa é melhor observar o cenário do alto mesmo. A plataforma de esquibunda é apenas para descida e você precisa subir de volta caminhando, o que pede um pouco de esforço físico.

Lagoa de Parnamirim
subida após descer na lagoa

O cenário é um dos mais rústicos, simples e bonitos que você encontrará na região. A Lagoa de Parnamirim possui águas muito tranquilas e sempre geladas, um contraponto para o clima mais quente do Ceará, principalmente no verão. Imagina poder se deliciar nessas águas depois de um dia inteiro de calor?

Como chegar até a Lagoa de Parnamirim

Uma duna de 20 metros cerca a Lagoa de Parnamirim, fazendo com que o acesso para cá seja mais fácil para quem tem um veículo de tração nas quatro rodas. De qualquer barraca da praia do Cumbuco você encontra bugueiros disponíveis para fazer a rota com você. Se você chegou aqui através de um passeio de buggy contratado em Fortaleza, basta pedir ao profissional que inclua a lagoa em sua rota.

 

Gostou da dica de passeio? A lagoa de Parnamirim é perfeita para qualquer dia das suas férias em Fortaleza. Não deixe de combinar a vinda até aqui com outros atrativos da região. Em nosso site você encontra muitas dicas de praias, lagoas e passeios para se fazer!

Compartilhe

Comentários