Lagoa do Cauípe: muita aventura e diversão bem próximo de Fortaleza

0
1216
Lagoa do cauípe

O município de Caucaia tornou-se um dos destino preferidos de muitos turistas devido sua proximidade com a capital, Fortaleza, além de ser onde você encontra muitas praias e lagoas perfeitas para aproveitar o dia. A Lagoa do Cauípe está entre as mais conhecidas do estado e dá para aproveitar muito enquanto estiver por aqui. Quer saber porque as pessoas se encantam completamente quando conhecem a lagoa? A gente te conta!

Cenário e Estrutura da Lagoa do Cauípe

A Lagoa do Cauípe se formou a partir da Foz do Rio Cauípe. Na sua redondeza ainda há o mar, que mistura suas águas com as da lagoa em determinado ponto da costa. Esse é um destino para aqueles turistas que querem tranquilidade e não se importam com lugares mais simples. Não há estrutura formada nas redondezas.

lagoa do cauípe
estrutura simples na lagoa

Não há hotéis e pousadas na Lagoa do Cauípe ou até mesmo na Praia da Barra do Cauípe. Caso você opte por ficar na região, terá que se hospedar na Praia do Cumbuco. Os poucos restaurantes que você encontra aqui servem apenas pratos básicos. Há barracas de palha para atender os visitantes, servindo bebida gelada e alguns petiscos.

Leia também sobre:

O que fazer na Lagoa do Cauípe

O kitesurfe é o que mais se destaca na Lagoa do Cauípe. Pode-se dizer que a lagoa do Cauípe se divide em duas. Uma delas, a mais movimentada, fica à beira-mar e cerca uma pequena vila de pescadores. É justamente aqui que você encontrará kitesurfistas praticando o esporte e escolinhas para quem deseja aprender. Dá também para alugar todo o material caso você não o tenha.

lagoa do cauípe
kitesurfistas surfando na lagoa

Outra opção de passeio que você encontrará na Lagoa do Cauípe, são os trajetos de buggy pelas dunas da região até a Praia do Pecém, que fica em outro município, São Gonçalo do Amarante. A estrada é toda de areia e não dá para passar de carro comum. Também não indicamos que você a faça se não tiver um GPS ou conhecer a região, pois não há sinalização.

Localização da Lagoa do Cauípe e como chegar

A Praia do Cumbuco – que já falamos sobre ela em outro post – é a nossa melhor referência para ensinar como chegar na Lagoa do Cauípe. Após esse ponto, são 6 quilômetros até você encontrar uma praia com o mesmo nome da lagoa.

Se você vem de Fortaleza por conta própria, basta procurar o ponto de encontro dos bugueiros na Barra do Cauipe e seguir as placas de sinalização que há pela estrada. Caso tenha contratado um bugueiro na Praia do Cumbuco ou em Fortaleza, com certeza ele saberá chegar até aqui, pois é um espaço muito popular e onde se centralizam os profissionais que vendem passeios pela região.

A estrada que chega até aqui fica em meio às dunas da região. Dependendo da época da sua viagem, a areia pode tomar de conta e o caminho fica inacessível para carros comuns passando apenas aqueles com tração nas quatro rodas.

Gostou da dica de destino? Ainda tem muito mais para curtir próximo a Lagoa do Cauípe! Confira nosso site e programe suas próximas férias em Fortaleza.

 

Compartilhe

Comentários