Lagoa do Catu: conheça um dos cenários mais encantadores do litoral cearense

0
1741
lagoa do catu
vista da paisagem da lagoa

Bem pertinho de Fortaleza, no município de Aquiraz, você encontra uma das lagoas mais famosas do litoral sul do Ceará. A Lagoa do Catu mistura adrenalina e calmaria para todos os visitantes. A estrutura do lugar já proporciona também um conforto para um dia inteiro de diversão. Reserve um dia de suas férias em Fortaleza e venha até aqui! Veja o que vai encontrar na Lagoa do Catu e em suas redondezas!  

Estrutura e Cenário

A Lagoa do Catu é, na verdade, a foz do Rio Catu, que fica próximo à Praia da Prainha, em Aquiraz. O cenário é típico de uma lagoa. Dunas brancas ao seu redor, alguns coqueirais e uma vegetação que só agrega beleza para quem chegar.

 Leia também sobre:

A estrutura da Lagoa do Catu é completa para todo turista, mesmo que simplória. Você encontrará algumas barracas e restaurantes, que servem principalmente pratos da culinária cearense. A cerveja bem gelada, combinada com um peixe frito é a pedida preferida dos visitantes.

lagoa do catu
natureza em volta da lagoa

Nas redondezas ainda há alguns hotéis e pousadas, dos mais simples até os mais sofisticados, para atender os turistas que preferem passar mais de um dia na região. Na Lagoa do Catu, apenas casas de veraneio e alguns sítios que podem ser alugados por temporada.

O cenário é um dos mais lindos da região. Por ser um cantinho escondido em Aquiraz, a vegetação daqui é muito bem preservada e a água bem limpa. Vale muito a pena conhecer e ver de perto essa linda lagoa.

O que fazer na Lagoa do Catu

Há uma rampa instalada no alto das dunas para descida até a lagoa. Uma espécie de toboágua improvisado que faz muito sucesso entre os visitantes. Você também encontrará muitos esportistas, principalmente de Kitesurfe, Windesurfe, sandboard e bodyboard.

Lagoa do Catu
descida emocionante na rampa

Todos os esportes acima podem ser praticados livremente, tanto de dia quanto de noite. Para aqueles que querem se aventurar no esporte, você também encontra escolinhas com todos os materiais necessários para você curtir um dia inteiro. Em média, a diária do aluguel varia a partir de 100 reais por pessoa.

Você também encontrará a AEBA – Associação Ecológica dos Bugueiros de Aquiraz. Essa conta com mais de 60 profissionais devidamente capacitados para levar turistas em passeios por toda a região do Rio Catu, chegando até outra lagoa muito conhecida, a Lagoa Maceió.

Como chegar na Lagoa do Catu

Há diversos caminhos diferentes que trazem você até a Lagoa do Catu. O mais emocionante é através das dunas do município de Aquiraz. Dá para partir de Fortaleza, comprando um passeio de buggy e seguindo até a cidade onde a lagoa está localizada. O caminho é feito pela costa, passando por vias estaduais e chegando até aqui. Lembrando que quem tem um veículo com tração nas quatro rodas pode fazer por conta própria, mas é indicado ter um GPS ou contratar o serviço de um guia.

E aí, gostou desse destino? A Lagoa do Catu é encantadora mesmo! Você ainda pode combinar o passeio indo até a Prainha, por exemplo, que fica aqui pertinho!

 

Compartilhe

Comentários